Mary de Biase: campeã brasileira de golfe é uma das favoritas para vencer no Gávea

O 38º Campeonato Aberto de Golfe do Estado do Rio de Janeiro, segunda etapa do Credit Suisse Hedging-Griffo Golf Tour de 2010, que será jogado desta quinta até sábado, no Gávea Golf & Country Club, na praia de São Conrado, é o primeiro dos quatro torneios classificatórios para o Campeonato Mundial por Equipes, que vai ser jogado em outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Quem somar mais pontos nessa série de eventos terá vaga garantida na equipe brasileira, ao lado do vencedor do Campeonato Amador de Golfe do Brasil deste ano, e de uma escolha técnica da Confederação Brasileira de Golfe, que costuma ser o segundo colocado da classificação. Isso vale tanto para a equipe masculina como para a feminina.

Os demais eventos válidos para essa classificação especial são os abertos do Paraná, de 24 a 27 de junho; do Estado de São Paulo, de 13 a 15 de agosto; e o próprio Amador do Brasil, que vai ser jogado entre esses dois torneios, de 21 a 25 de julho. Os três convocados para as equipes masculina e feminina do Brasil para o Mundial estão também garantidos no Campeonato Sul-Americano por Equipes - Copa Los Andes, no final de novembro, no Chile. Os outros dois integrantes para as equipes de cinco jogadores da Los Andes serão definidos por escolha técnica da CBG.

Ranking - Com esses critérios, fica esvaziada a disputa direta pela liderança do ranking brasileiro que se dará entre o paulista Guilherme Oda, número 1 do país há um ano, e o gaúcho Leonardo Conrado, que terá a terceira chance seguida de assumir o posto de melhor amador do Brasil. Este ano, o ranking nacional, servirá apenas para definir dois jogadores para o Campeonato Sul-Americano de Match Play, no final de agosto, na Colômbia, que terá ainda escolhas técnicas, caso haja mais do que duas vagas para o Brasil.

Oda e Conrado vem dominando amplamente os campeonatos do ranking nacional desde 2009. Juntos, eles venceram sete dos 12 últimos torneios, mas desta vez a concorrência será bem maior. Além dos gaúchos William Clarke e Felipe Lessa, terceiro e quarto do ranking nacional, eles vão enfrentar os golfistas que disputam a temporada universitária dos Estados Unidos, incluindo Daniel Stapff, o atual campeão brasileiro, e Rafael Becker, além de um forte grupo de cariocas que inclui Bernardo Willemsens, Eduardo Vasconcellos, Guy e Eudes Bragança, Álvaro Candela,Diego Lobo e Felipe Navarro, entre muitos outros.

Mulheres - A competição feminina também ganhou em emoção. A carioca Mary de Biase, a atual campeã brasileira, que acaba de jogar na HSBC LPGA Brasil Cup, no Itanhangá, aproveitou o feriado de Corpus Christi somar pontos para o Mundial. A paranaense Patty Carvalho, que ainda não havia jogado este ano, volta a competir, ao lado da paulista Karina Palmberg e da paranaense Isadora Stapff, vice-campeã brasileira, que acabam de retornar dos EUA. Ruriko Nakamura, a número 2 do ranking, é outra das favoritas, mas Lúcia Guilger, a Barata, a número 1 do Brasil, desistiu do torneio por causa de uma forte gripe.

O torneio conta com patrocínio da Credit Suisse Hedging-Griffo e com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte, do Ministério dos Esportes, além do apoio do Hotel Promenade, hotel oficial da FGERJ.
Últimas Noticias

Comentários