INDEC COMEÇA AULAS NO SEGUNDO SEMESTRE COM 800 ALUNOS/EMPRESÁRIOS

Cerca de 800 empresários, seus dependentes e colaboradores de suas empresas começam no segundo semestre deste ano a ter acesso a um formato pioneiro de graduação. Fruto da parceria entre a Fecomercio RN e a CDL Natal, está nascendo o Instituto de Desenvolvimento da Educação para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do estado (Indec RN), que vai oferecer a estas pessoas a oportunidade de galgar degraus importantes na sua formação teórica. Este primeiro grupo irá se dividir em 16 turmas de pelo menos cinco cursos distintos, mas a expectativa é de que muitas outras sejam formadas.
“Estamos querendo oferecer aos empresários prioritariamente, a oportunidade de eles receberem o conhecimento teórico de uma forma que possam instrumentalizá-lo em benefício dos seus negócios. Com isso, damos um passo importante para reduzir o déficit de pessoal qualificado, que tem sido o grande freio do crescimento econômico”, afirma o diretor pedagógico do Indec e ex-pró reitor de extensão da UFRN, Pedro Simões Neto.
O Indec já começa com importantes parcerias com faculdades e universidades privadas do estado (praticamente todas as que atuam em Natal) e dele deverá surgir a futura Universidade do Comércio, que vai oferecer capacitação e aperfeiçoamento teórico a estes empresários em turmas e condições de acesso especiais, facilitando a obtenção de uma graduação ou mesmo de uma pós-graduação.
Trata-se de uma seara na qual, mais uma vez, o Rio Grande do Norte será pioneiro no plano nacional. Os primeiros cinco cursos oferecidos serão de Direito, Gestão de Negócios, Marketing e Vendas, Contabilidade e Administração. A princípio estes cursos serão ministrados nas estruturas físicas das instituições privadas parceiras do Indec (FAL, FARN, Unp, Fatern, Facex, Facen e Câmara Cascudo).
“Estas estruturas serão utilizadas para a oferta dos cursos tradicionais. Mas também estamos formando turmas para a Escola de Varejo, ligada ao Indec e que vai funcionar numa casa que estamos adequando e que fica na Rua Jundiaí”, afirma o diretor presidente do Indec, Itamar Manso Maciel Júnior.
Para definir os cursos que vão compor a Escola de Varejo, e seus formatos, a equipe do Indec encomendou uma pesquisa do IPDC (instituto ligado ao Sistema Fecomercio RN). No levantamento foram ouvidos 2.500 empresários que expuseram suas expectativas e necessidades. “Estamos formatando estes dados e vamos montar as grades dos cursos específicos, como, por exemplo, o de Gestão de Negócios do Varejo”, explica o diretor executivo da Fecomercio RN, Rogério Almeida. De acordo com ele, há em torno 20 mil micro e pequenos empresários em Natal e “uma parcela representativa” deles está disposta a freqüentar cursos de atualização.

Acesso
Os cursos das primeiras turmas do Indec também foram definidos pela pesquisa encomendada. Para oferecê-los, as instituições parceiras se comprometeram a oferecer custos menores (com reduções que chegam a 35%), turmas específicas de empresários (“o que ajuda sobremaneira na ambientação e no estímulo à continuidade do curso”, segundo Pedro Simões) e, principalmente, a promover um processo seletivo diferenciado.
“É importante ressaltar que, quando nos referimos a um processo diferenciado, não estamos dizendo que ele será facilitado. Não. Ele apenas seguirá o que diz até mesmo uma diretriz do MEC, que garante uma seleção diferenciada em vestibulares a candidatos com mais de 45 anos, faixa etária que engloba a maior parte do nosso público. Estas pessoas terminaram o segundo grau, hoje ensino médio, há muito tempo. Não podem concorrer com as mesmas regras de quem acaba de concluir este ensino”, diz Simões.
Quem desejar se informar sobre os cursos e como se inscrever neles pode ligar para a Fecomercio RN, no telefone 3213 73 93, no turno matutino, e falar com o próprio Pedro Simões. “Estamos abertos a ouvir as demandas e apresentar nossas opções”, diz ele.

Comentários