Fortaleza, cidade São João

Junho é mês de soltar foguete, de enfeitar as ruas com bandeirinhas, de fazer simpatia. De festejar São Pedro, comemorar Santo Antônio e celebrar São João. E é nesse clima que a Prefeitura Municipal de Fortaleza realiza, nos dias 11 e 12 de junho, o VI Arraiá da Cidade, evento que já tem lugar de honra no calendário cultural da cidade e que congrega todas as gerações.

Em Fortaleza, é ainda mês de casamento matuto, de acender fogueira e dançar xote, xaxado e baião. De comer canjica, pamonha, pé-de-moleque... É tempo em que as quadrilhas ganham as ruas da cidade.

Com decoração temática, a Praça do Ferreira é o palco principal da festa. Lá haverá uma programação com shows musicais e apresentações de quadrilhas juninas, além de barracas de comidas típicas e de brincadeiras, como tiro ao alvo, pescaria e pau-de-sebo.

Nos outros bairros da Cidade, as comunidades é que fazem a festa. Todos os anos, o São João de Fortaleza ganha dimensões maiores por obra e graça de grupos organizadores de quadrilhas e festivais juninos que recebem apoio da Prefeitura, através dos Editais de Fomento aos Festejos Juninos. Essa é mais uma das políticas de democratização dos recursos municipais e de descentralização de suas ações.


Homenagem


Pela primeira vez desde o seu lançamento, o Edital de Festejos Juninos premia um nome referência na área da cultura popular tradicional. Este ano, o homenageado é Messias Holanda, considerado uma lenda do forró, que nasceu em Missão Velha, município situado na região sul do estado do Ceará, no dia 06 de janeiro de 1942.

Com cinco anos de idade, deixou, com sua mãe, a cidade natal para morar em Fortaleza. Quando jovem, trabalhou como camelô enquanto fazia suas primeiras apresentações musicais nas Rádios Iracema e Ceará Rádio Club.

Sua primeira gravação foi Forró em Baturité em 45 rpm, com o Conjunto Guarani. Ao longo da carreira, Messias gravou ainda dois discos de 78 rotações, 19 mistos (coletâneas), 15 LPs individuais e cinco CDs. Seu maior sucesso, a música “Para Tirar Côco”, é nacionalmente conhecido.



Serviço:

Arraiá da Cidade – Dias 11 e 12, a partir de 16h, na Praça do Ferreira.

A programação completa pode ser conferida no portal da Prefeitura de Fortaleza www.fortaleza.ce.gov.br ou no site da Secultfor www.fortaleza.gov.br/cultura

Comentários