“Festival dos Oceanos” é a atração dos turistas brasileiros no verão em Lisboa

A sétima edição do Festival dos Oceanos, que acontecerá na primeira quinzena do mês de agosto, trará inúmeras atrações para os turistas durante o verão lisboeta. São esperados mais de 300 mil visitantes, entre eles, os brasileiros, que participarão da programação especial referente às comemorações do Centenário da República Portuguesa.

A capital portuguesa receberá entre os dias 31 de julho e 14 de agosto mais uma edição do tradicional “Festival dos Oceanos”. O evento deste ano conta com um atrativo a mais: a programação terá como tema as comemorações do Centenário da República Portuguesa, além do lazer e da diversão presente nos mais variados eventos culturais, científicos e de entretenimento.

O festival apresentará espetáculos inéditos, no que diz respeito à história, à música, à poesia e outras manifestações artísticas, que passarão por pontos marcantes e históricos para a implantação da República no país, como o Terreiro do Paço e a Praça do Município.

O concerto de abertura, que acontecerá no dia 31 de julho, na Praça do Comércio, terá no palco a cantora norte-americana Lauryn Hill. Além disso, o público encontrará oportunidades como noites de fado, museus abertos à noite, animação de rua, espetáculos interativos e atividades multimídia, tudo com acesso gratuito e dirigidas a participantes de todas as idades.

Entre os destaques, estão atrações localizadas em um dos principais pontos da cidade, o Parque das Nações, como o Théatron, um espetáculo de rua protagonizado na vertical de um “muro” de andaimes, e o Pi-Leau, show que combina teatro, música, fogo, dança, construções metálicas e objetos aéreos.

Já na Praça do Município ocorrerá o projeto “Pinturas de Luz e a República”, em que fachada da Câmara Municipal de Lisboa será transformada num aquário virtual gigante, por meio de projeções multimídia. Outros festejos importantes neste local serão as “Noites de Fado”, nas quais sete fadistas consagrados trarão a tradição do fado às noites da cidade.

Em outros espaços os turistas poderão participar da “Animação de Rua”, uma viagem à história de Portugal, no qual vários animadores percorrem o Eixo Ribeirinho, apresentando momentos marcantes da época da I República. Ao mesmo tempo, os visitantes terão a opção de passear pelos “Museus à Noite”, no qual será possível visitar gratuitamente, entre as 18h e a meia noite, vários museus espalhados por Lisboa.

Além disso, destacam-se novas atrações como o teatro de rua “Humanum Fatum”, na Praça São Carlos, o espetáculo “Full Circle”, na Praça do Comércio, o “Aquário da Palavra”, na qual a Praça de Camões se transformará num “aquário” em homenagem à Língua Portuguesa, e mais a “Exposição National Geographic”, que abrange as primeiras viagens de fotojornalistas da National Geographic a Portugal. Por fim, a edição de 2010 será encerrada com um espetáculo “Piro – Musical”, tendo como cenário a Doca dos Olivais, no rio Tejo.

Dentre os visitantes que participarão das atividades durante o festival, os turistas brasileiros são um dos públicos mais aguardados pelos organizadores, já que só no primeiro trimestre deste ano houve um aumento de 50% dos visitantes oriundos do Brasil no país luso.

O Festival dos Oceanos é um evento reconhecido internacionalmente, inserido no calendário anual de eventos culturais de Lisboa, atraindo uma média de 300 mil pessoas em cada edição, fato que contribui para o aumento da notoriedade da cidade e o desenvolvimento e inovação da tradição portuguesa e de suas diferenças turísticas.


Para mais informações e fotos sobre o evento, acesse os sites www.visitlisboa.com , www.festivaldosoceanos.com e www.facebook.com/pages/Turismo-de-Lisboa

Comentários