Festival de Turismo das Cataratas supera expectativas

Os organizadores do 5º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já previam que essa edição seria bem superior à última. Mesmo assim, no fim do último dia, sexta-feira (18), ficaram surpresos ao verificar que, entre eventos paralelos e realização de negócios, todas as expectativas tinham sido superadas.

A Rodada de Negócios, por exemplo, promovida pelo Sebrae para aproximar empresas e propor intercâmbios comerciais, agendou nada menos que 219 reuniões, reunindo 21 âncoras e 71 ofertantes. Para se comparar, o Salão de Turismo de São Paulo, realizado em maio e um dos maiores eventos da área, teve 18 âncoras e 41 ofertantes.

Festival foi sucesso de público e crítica. Nos três dias do festival, mais de cinco mil pessoas se inscreveram e conferiram novidades e tendências do setor turístico, num espaço de mais de dois mil metros quadrados que abrigou cerca de 300 expositores. “Ficamos satisfeitos com a procura", ressalta Newton Paulo Angeli, idealizador e coordenador do evento.

" O fato mostra que o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu já está consolidado e coloca o mês de junho no calendário de negócios de turismo da América do Sul”, complementa.

Dez eventos paralelos foram realizados no Festival. Entre eles, a Feira de Turismo, o Fórum Internacional de Turismo do Iguaçu, a Rodada de Negócios, o Hotel Show, o Encontro da Abrasel, a Mostra de Turismo Sustentável do Iguaçu, a Reunião do Conselho Consultivo do Turismo do Paraná e da Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureau, a Mostra de Turismo de Base Comunitária e o lançamento do selo cataratas pelos Correios.

De acordo com Jaime Nelson Nascimento, gerente do Complexo Turístico Itaipu (CTI), a simultaneidade de eventos paralelos contribuiu para o sucesso. “Além disso, a Feira de Turismo estava bonita, os eventos promovidos foram de grande qualidade e o resultado só poderia ser a satisfação”, comemora.

Paulo Angeli lembra que diversos expositores já confirmaram presença em 2011. “Muitos já queriam reservar espaço para a próxima edição. Todos estavam satisfeitos com os resultados”, salienta. O 6º Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, em 2011, também ocorrerá entre 16 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center.

O Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu é promovido pela Polo Iguassu Feiras & Eventos e pela Fundação Parque Tecnológico Itaipu. Apoiam o evento: Itaipu Binacional, Ministério do Turismo, Secretaria de Estado do Turismo, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Secretaria Municipal de Turismo, TAM, Sebrae, Instituto Internacional Polo Iguassu, Educare, Abrasel, Abeta, ICVB, ABAV e Sindhotéis. Mais informações no site www.festivaldeturismodascataratas.com.

Comentários