EMPRESAS MENORES DETÊM 19% DO MERCADO

Bolsistas já podem iniciar aulas práticas de voo

Os aprovados pela ANAC no processo seletivo de bolsas de estudos para Piloto Comercial de Avião já podem iniciar as aulas práticas nos aeroclubes que escolheram. As aulas fazem parte do projeto Jovens Pilotos da Aviação Civil, que neste ano tem investimentos de R$ 3 milhões do Programa de Desenvolvimento da Aviação Civil do Ministério da Defesa. As bolsas de estudos incluem 75% das horas de voo necessárias para a formação do piloto, além da avaliação prática - o chamado voo de cheque – ao final do curso e as despesas de hospedagem. No caso de Piloto Comercial, foram aprovados 62 alunos – sendo quatro mulheres –, com idades entre 18 e 35 anos, que irão voar em 10 aeroclubes dos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Ceará. Acompanhe aqui todos os comunicados sobre as bolsas de estudos da ANAC.


Cursos no Rio, Goiânia, Belém, Recife e Manaus

Para o mês de julho, a ANAC programou cursos gratuitos de capacitação em cinco cidades brasileiras. Do dia 5 ao dia 9, no Rio de Janeiro, será ministrado o Treinamento para Instrutores em Segurança da Aviação Civil (AVSEC), destinado aos servidores da administração aeroportuária, empregados das empresas de transportes aéreos e de serviços auxiliares indicados para serem instrutores em segurança contra atos ilícitos (security). De 12 a 16, em Goiânia, será a vez de pequenos provedores de serviços de aviação civil participarem do curso Sistema de Gerenciamento da Segurança Operacional (SGSO). Já os tripulantes de empresas aéreas, profissionais dos centros de treinamentos e escolas de aviação civil poderão participar do Seminário para Formação de Examinadores Credenciados, que acontece nos dias 12 e 13, em Belém, nos dias 19 e 20, no Recife, e nos dias 26 e 27, em Manaus. Para se inscrever, o interessado deve preencher o formulário aqui.





Quase 19% do mercado doméstico do transporte aéreo em maio foi ocupado por empresas de menor porte – excetuando as duas líderes de mercado, TAM e Gol/Varig. É um crescimento expressivo, considerando que, no mesmo mês de 2008 e 2009, essa participação rondava os 13% e, em maio de 2007, era de apenas 9,5%. Os números registrados na ANAC mostram que, de janeiro a maio deste ano, os índices de crescimento na demanda de passageiros foram mais altos na Azul (181% comparado ao mesmo período de 2009), seguida pela Passaredo (155%), Trip (109%) e Webjet (106%). Os dados desconsideram a Puma Air, já que a companhia somente iniciou operações com aeronaves maiores em abril de 2010. Com a expansão da demanda de quase todas as companhias nacionais, nos cinco primeiros meses do ano o mercado doméstico já acumula crescimento de 29,9% e o internacional, operado pelas brasileiras, de 11,7%.

Comentários