Em maio, transporte aéreo cresce 20,2% no doméstico e 21,0% no internacional

Pelo 12º mês consecutivo, a demanda pelo transporte aéreo registra crescimento nas rotas domésticas. Em maio de 2010, o aumento foi de 20,2% comparado a maio de 2009 – o último mês em que houve queda de demanda. Já nas rotas internacionais realizadas pelas empresas brasileiras, o crescimento foi de 21,03% comparado ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a maio de 2010, as companhias aéreas brasileiras acumulam crescimento de 29,86% no mercado nacional e 11,69% no internacional. Os Dados Comparativos Avançados foram publicados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e estão disponíveis na página da Agência na Internet (http://www.anac.gov.br/dadosComparativos/).

Com crescimento de 9,39% em maio, a TAM manteve a liderança de mercado, alcançando 40,88% de participação no segmento doméstico. Os números da TAM ainda não consideram a participação de 0,16% da Pantanal, adquirida pela empresa mas ainda com funcionamento jurídico independente. Em seguida está a Gol/Varig, com 40,18% de participação e crescimento de 14,89% no mês passado.

As empresas de menor porte continuam conquistando mercado e já respondem por 18,78% da demanda doméstica. A Webjet é a terceira maior companhia brasileira, com 6,26% de participação, após ter crescido 88,29% com relação a maio de 2009. Em quarto lugar aparece a Azul, que detém 5,93% do mercado e também registrou elevação expressiva da demanda, de 71,25%. A Avianca (nova marca da OceanAir) cresceu 32,16% e chegou a 3,17% de participação, seguida pela Trip, que registrou crescimento de 129,95% e que responde por 2,53% do mercado brasileiro.

A ocupação nos voos domésticos também aumentou, de 59,19% em maio de 2009 para 60,31% em maio deste ano.

Internacional

As duas maiores empresas brasileiras que voam para o exterior também registraram melhora na demanda, de 22,48% na TAM – com 87,93% de participação – e de 11,51% na Gol/Varig, mesmo com oferta de assentos cerca de 5% menor do que no ano passado. A Gol/Varig ocupa 12,07% deste mercado. A ocupação das empresas brasileiras no segmento internacional atingiu 74,20%, um avanço expressivo com relação a maio de 2009, quando foi de 62,36%.

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