Costa Esmeralda em Santa Catarina terá 3ª edição de evento dedicado à Gastronomia






De 24 a 31 de julho acontece na região a 3ª Semana Internacional de Gastronomia, que terá a participação de grandes chefs e vai contar com Rota Gastronômica
A última semana de julho será dedicada ao prazer da boa mesa na Costa Esmeralda. Combinar temperos, conhecer sabores, sentir aromas, deliciar-se. O melhor da cozinha internacional vai marcar presença nas praias do litoral norte-catarinense. Pelo terceiro ano consecutivo, a região formada pelos municípios de Itapema, Porto Belo e Bombinhas será palco da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda, um ousado projeto encabeçado pelo Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau.
O presidente da entidade, Luiz Otávio Lustosa, explica que o maior objetivo é fortalecer o segmento de gastronomia da Costa Esmeralda. “As duas primeiras edições já mostraram que a região possui a qualidade necessária para atrair fluxo de turistas fora da temporada de verão”, defende Luiz Otávio.
A equipe da entidade está agora trabalhando na elaboração da programação. Em 2009, participaram da Semana Internacional de Gastronomia, entre outros, Mônica Rangel, Heiko Grabolle, Morena Leite e Laurent Suaudeau.
A 3ª edição já tem alguns nomes de grandes chefs confirmados. Renata aponta que passarão pela Costa Esmeralda nada menos do que Olivier Anquier (24/07), Emmanuel Bassoleil (25/07), Luigi Tartari (26/07), Fabrice Lenud (27/07), Claude Troisgros (28/07) e Alex Atala (31/07). Estas referências da área se apresentarão em aulas shows, que devem ter horários e locais confirmados nos próximos dias.
Workshops
As aulas shows e workshops realizados na 2ª edição da Semana de Gastronomia tiveram a participação de mais de 2 mil pessoas. “A expectativa é de que o público seja maior neste ano”, diz Renata. Para isso, o Convention também ampliou as parcerias com renomadas instituições de ensino para a realização dos workshops. Univali, Uniasselvi, Senac e Centro Europeu serão responsáveis por estas aulas, que abordam os mais variados temas.
Neste ano, a exemplo do que ocorreu nas edições anteriores, o Convention organizará também aulas abertas à comunidade. “É uma forma de envolver toda a população das três cidades neste evento que vem se firmando como um dos mais importantes do Estado na área de gastronomia”, aponta o presidente Luiz Otávio.
Rota Gastronômica
Um mês com os melhores restaurantes da região da Costa Esmeralda preparando receitas especiais para moradores e turistas. Esta é a proposta da Rota Gastronômica, um festival que vai acontecer, assim como em anos anteriores, durante todo o mês de julho. A Rota Gastronômica faz parte da programação da Semana Internacional de Gastronomia da Costa Esmeralda e tem um cardápio com diferentes influências e preços variados.
Os moradores de Itapema, Porto Belo e Bombinhas, assim como turistas, terão acesso a um material desenvolvido especificamente para a Rota Gastronômica, que vai conter todas as informações sobre os restaurantes participantes e o prato desenvolvido especialmente para o festival gastronômico.
Programação e inscrições
A programação completa da 3ª Semana Internacional de Gastronomia deve ser divulgada nos próximos dias. Todas as informações sobre as aulas shows, workshops e a Rota Gastronômica estarão disponíveis no site do evento – www.semanadegastronomia.com.br. É neste endereço também que os interessados poderão fazer suas inscrições.

Comentários