ABAV/RJ promove palestra de capacitação sobre Fee

Foi realizada hoje, na sede da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (ABAV/RJ), a palestra Cobrança de Serviços para Agências de Viagens Corporativas. No encontro, que teve a participação de 66 agentes de viagens, o instrutor do CICTUR (Calendário Integrado de Cursos de Turismo), Júlio Verna, apresentou os conceitos e benefícios da cobrança de serviços (precificação Fee).



Segundo Verna, a adoção dessa prática permite que o agente de viagens deixe de ser o intermediário entre o fornecedor e o cliente e passe a atuar no topo do modelo de negócios, relacionando-se diretamente com o consumidor. Para o instrutor, a implementação do Fee também proporciona um preparo para a competição acirrada do mundo globalizado, além de conceder maior mérito ao serviço prestado. “Cobrar pelo serviço é uma forma de valorizá-lo, afirmou.



Verna comentou ainda que a forte competição entre as companhias aéreas tradicionais, a criação da internet e o surgimento de novas companhias aéreas com baixos preços e custos são alguns dos fatores que provocaram a diminuição no valor da comissão dos agentes de viagens. E a tendência, de acordo com o instrutor, é que essa remuneração fique cada vez mais reduzida, o que torna a implementação do Fee ainda mais necessária.



O profissional também ressaltou que, para cobrar pelo serviço, é necessário que o agente conheça os gostos e necessidades do consumidor e ofereça diferencial, benefícios e serviços de boa qualidade. Além disso, disse Verna, “é preciso que o profissional saiba quanto custa cada área da empresa, serviço e cliente”.



A palestra foi resultado do apoio da ABAV/RJ ao Projeto de Capacitação sobre Fee, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (ABRACORP) e a Gol Linhas Aéreas.

Comentários