3ª Caminhada Histórica do Natal será realizada no dia 12 de junho





Nem só de sol e mar vive Natal, há muito que ser descoberto nessa capital que ferve cultura. É com esse objetivo que será realizada mais uma Caminhada Histórica do Natal. A terceira edição do evento acontecerá no dia 12 de junho, ás 15h, partindo da praça André de Albuquerque. A Banda Sinfônica de Natal abrirá o evento que contará ainda com o show de Hild Cavalcanti, Lucinha Lira e Isaac Galvão na chegada na Rua Chile.



A 3° Caminhada Histórica do Natal vai visitar cerca de 25 pontos turísticos, como o Memorial Câmara Cascudo, Museu Café Filho, Palácio da Cultura, Praça 7 de Setembro, Solar Bela Vista, entre muitos outros. Em cada prédio, rua, fachadas existem memórias importantíssimas que não devem ser esquecidos. O evento recebeu, no ano passado, o incentivo da Lei Câmara Cascudo e já entrou para o calendário anual da cidade.



Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para a Casa do Bem, Grupo de Apoio a Criança com Câncer e com o LAR FELIZ em Cidade Satélite. Na segunda edição, realizada em julho do ano passado, a caminhada resultou na arrecadação de 3,5 toneladas de alimentos que foram doados a Casa do Bem, Rotary e ao Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e mais 700 livros entregues as casas de cultura da Fundação José Augusto e para Biblioteca Pública da Capitania das Artes.



A Caminhada Histórica conta com a parceria da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), Governo do Estado/Lei Câmara Cascudo, Luck Receptivos, SERHS Natal Grand Hotel, Banco do Brasil, Prefeitura do Natal/Lei Djalma Maranhão, Extra Hipermercados, Shopping Cidade Jardim, Inter TV Cabugi, Sebrae, FARN, Colégio Marista, OpenDoors, Emprotur e Harabello.



NOVIDADES



Durante a 3° Caminhada Histórica será feita a apresentação do documentário sobre os 25 monumentos históricos do corredor cultural, com um resumo da história de cada um bem como imagens de seus frontões e interiores. Além disso, o evento já ganhou um site onde pode ser feita uma Caminhada Virtual, com apresentação dos monumentos com sua história, fotos e características; Vídeos dos Monumentos; Apresentação do Plano de Patrocínio; Contato Virtual, tudo isso no endereço virtual: www.vivapromocoes.com.br/caminhadahistorica.

Outra novidade é que durante o evento, a organização do evento em parceria com a Harabello Turismo, estará sorteando uma viagem a Recife e Olinda, para visitar os monumentos históricos destas duas belas cidades. O roteiro para duas pessoas inclui passagens aéreas, translado, hotel e passeios ao Recife antigo e Olinda.



PESQUISA



A empresa organizadora da Caminhada Histórica do Natal vai realizar durante o evento uma pesquisa de opinião. O objetivo é conhecer o perfil dos participantes e sua opinião sobre a caminhada, questionando os participantes sobre o tempo de duração do evento; o grau de conhecimento dos locais visitados; consciência da importância histórica e cultural dos locais; importância conferid à inclusão dos locais visitados; avaliação da organização do evento; opinião sobre o evento e sobre os aspectos que se destacam; e sugestões para a melhoria do evento.



O documento vai servir para aperfeiçoar a Caminhada histórica do Natal, bem como demonstrar a sua importância para a cultura da cidade. Outro objetivo é apresentar as autoridades os principais potenciais e problemas do corredor cultural, na visão dos participantes do evento.





FARN


A Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN) também é parceira do evento e junto com a organização da caminhada vai disponibilizar o ”Espaço Saúde”. Os alunos e professores dos cursos de Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem e Educação Física ficarão em pontos estratégicos do trajeto, orientando sobre a importância de uma postura correta ao realizar exercícios físicos e dando dicas sobre hábitos saudáveis, ressaltando a hidratação constante, alimentação adequada para a prática esportiva e outros cuidados.



Os universitários de Enfermagem farão a verificação da pressão arterial dos participantes e equipes ficarão em pontos estratégicos do percurso, acompanhando o ritmo cardíaco das pessoas. Já os alunos de Educação Física irão estimular os participantes a fazer aquecimento e alongamento antes da caminhada e relaxamento, após o exercício.



INSCRIÇÃO



Para participar, basta trocar dois quilos de alimentos não-perecíveis ou dois livros pela camiseta do evento. O supermercado Extra do Midway Mall e o Shopping Cidade Jardim são os pontos de troca.



*Fotos: Canindé Soares.

Comentários