Uma viagem de mochilão pela Europa



Roteiro traz lugares acessíveis, passeios gratuitos e muita diversão para os mochileiros que desejam conhecer as atrações européias

Muitos jovens alimentam o sonho de conhecer a Europa. E uma ótima forma de transformar o desejo em realidade é fazendo um mochilão. Lugares com preços acessíveis e estadia barata chamam a atenção do mochileiro, que também encontra fácil transporte entre os países, cartões de vantagens para entrada em museus e, principalmente, a bela história contada pela arquitetura e pelo povo do Velho Continente.

Áustria – Ideal para os que procuram aventura, o país é dotado de cenários montanhosos que podem ser admirados em longas caminhadas. Os centros históricos e os variados eventos de música fazem da Áustria um forte ponto cultural na Europa. Como meio de transporte para conhecer todo o território, o trem é ideal, pois oferece diferentes descontos para estudantes e o Vorteilscard, um pacote para percorrer todo o país em trem. Conhecida como a cidade das bicicletas, Viena dispõe de uma rede de circulação de 1100 km. Com preços acessíveis, o mochileiro pode alugar uma bicicleta por todo o dia e conhecer a cidade. A Áustria também disponibiliza variados albergues para aqueles que querem economia, mas não dispensam uma agradável noite de sono.

Alemanha – O destino oferece uma ótima infraestrutura para os turistas que fazem esse tipo de viagem. Um meio econômico são as caronas e o mochileiro pode acessar sites na internet que estabelecem a conexão entre a “pessoa que quer viajar” e a “pessoa que tem um lugar vago no carro”. O país que abriga vários eventos internacionais incluindo a Copa do Mundo de Futebol Feminina FIFA 2011TM, oferece alguns passeios gratuitos, como conhecer as ruínas do Muro de Berlim, ou a catedral Kaiser-Wilhelm Gedächtniskircke, do século 19, que foi bombardeada durante a 2ª Guerra Mundial, e é mantida semi destruída até hoje. Para quem quer apenas uma boa cama e conforto, os albergues são uma excelente escolha.

Espanha – Para os mochileiros, uma boa noite de agito é indispensável. A cidade universitária de Santiago de Compostela possui um roteiro noturno recheado com muitas atrações. Outra opção é aproveitar os descontos e conhecer museus como o Museo Nacional del Prado, em Madri, que em alguns horários e datas mantém entradas gratuitas, ou adquira os cartões turísticos, que permitem entrada em variados pontos turísticos com taxa única. A Espanha possui muitas belezas naturais, como parques, praias e paraísos montanhosos, que oferecem aventuras e a prática de esportes. Albergues e pensões são opções de estadias baratas. Para percorrer o país, procure utilizar os trens, que são rápidos e cujas passagens, se compradas com antecedência, podem ter os preços reduzidos.

França – Em Paris conheça a bela Catedral de Notre Dame, o Musée Carnavalet – Histoire de Paris, que conta a história da cidade e é gratuito para exposições permanentes, ou caminhe pela Champs Elysees, a famosa e movimentada avenida da capital. Em todo o país, os mochileiros podem comer bem, pagando pouco, como nos restaurantes universitários, por exemplo. Os 160 albergues da juventude existentes no país dispõem de preço acessível, conforto e ambiente agradável. Para se locomover em Paris, use o metrô, ou para todo o país, o trem francês, que possui excelente cobertura. Outro ponto imperdível é a cidade de Montpellier, próximo a Barcelona, que conta com 360 dias de sol ao ano e reúne 65000 estudantes do mundo inteiro. Nos arredores de Paris e na Normandia, os mochileiros também podem conhecer inúmeros festivais de música eletrônica.

Grã-Bretanha – Em Londres, o transporte público é o mais econômico e sustentável. Na dinâmica capital inglesa, importantes acervos como o do British Museum, que abriga a Pedra de Rosetta, o National Gallery, que reúne fabulosos artistas como Botticelli, Da Vinci e Monet, e o Victoria and Albert Museum, com peças de até 3.000 anos, são totalmente gratuitos. Caminhe por entre os edifícios da South Bank, à beira do Rio Tâmisa, onde se pode sentir um pouco do clima londrino sem gastar nada. A famosa cidade dos Beatles, Liverpool, também merece a atenção dos mochileiros. O lugar possui inúmeros museus e galerias, rodeados pelos ares esportivos de Liverpool.

Portugal – É uma excelente opção para quem quer fazer este tipo de viagem. Além da facilidade do idioma, da saborosa comida e vinhos excepcionais, o país oferece incríveis roteiros para se conhecer a história, por entre as deslumbrantes paisagens de verdes campos enfeitados por vinícolas. Ao caminhar pelas ruas da cidade do Porto, pare para conhecer a Livraria Lello, inaugurada em 1906, considerada uma das mais belas do mundo. Para os aventureiros no surfe, as praias Caiscais, Enriceira ou Baleal, próximas a Lisboa, oferecem ondas perfeitas. Visite os belos castelos e monumentos ao redor da capital, e aprecie um pouco mais da fantástica história desse fabuloso país. Uma vantagem do território português é que tanto os cenários de montanhas como os de praias estão próximos e todos podem ser alcançados pelo trem que liga muitas cidades portuguesas. O viajante vai constatar que Portugal é uma excelente opção para quem quer gastar pouco.

Irlanda – Terra de Enya e do U2, Dublin, localizada às margens do Rio Liffey, é um dos principais pontos turísticos do país. Fundada pelos vikings, a cidade une a antiga arquitetura aos ares joviais, harmonizando a cultura moderna e a tradicional. Não deixe de visitar a atração número um do país, o Guinness Storehouse, para conhecer a história da cerveja mais famosa do mundo, e apreciar uma vista panorâmica da cidade. Aproveite a viagem para ouvir a tradicional e alegre música irlandesa tocada ao vivo nos pubs, especialmente, no distrito de Temple Bar. Outra opção é melhorar seu inglês em Dublin em uma das boas escolas de idiomas locais. No ano passado, 6.440 brasileiros estudaram na Irlanda. Dublin é a sede da Hostelworld.com que oferece acomodação em albergues na Irlanda e em toda a Europa. Maiores informações pelo site www.visitdublin.com.

Itália – Ao melhor estilo barroco, a capital italiana, Roma, apresenta inúmeras atrações. Para não gastar muito, aproveite um tour artístico e conheça os monumentos e praças de arquitetura impressionante, como a Piazza Navona, praça fechada para o trânsito, o que facilita a caminhada. No centro, fontes enfeitam delicadamente a cidade, como a Fontana dei Quattro Fiumi, projetada por Bernini, que representa os quatro grandes rios do mundo: Ganges, Nilo, Danúbio e Prata. Em Genova, desfrute da paisagem do mar Mediterrâneo e em Verona, o romantismo dos cenários que inspiraram Shakespeare a escrever o amor de Romeu e Julieta. A riqueza artística pode não só ser encontrada em cada canto da Itália, mas também nas obras de seus brilhantes gênios das artes.

República Tcheca – No coração da Europa é impossível passar despercebido por esse lindo lugar que é a República Tcheca. Em Praga, a Galeria Nacional possui seis edifícios espalhados pela cidade, com um belo acervo de exposições permanentes. Na grande Praça da Cidade Velha, a cada troca de hora, o relógio Orloj apresenta “A caminhada dos Apóstolos”, show com bonecos mecânicos que atrai multidões. O país oferece uma das tarifas mais baratas de trem e alojamentos, mas também existem muitas locadoras de bicicletas para passear e conhecer o destino. Aprecie a arte na catedral de São Vito, dentro do complexo do Castelo de Praga, os vitrais e afrescos de influência gótica.

Suíça – Conhecida por seus deliciosos queijos e chocolates, a Suíça também oferece muitas opções para os mochileiros. Os Alpes Suíços são cruzados por belas estradas e ferrovias sinuosas, mas o melhor e mais barato meio de conhecer o país de perto é caminhar por sua infindável rede de trilhas, onde é indispensável o uso de botas. As três localidades com mais trilhas são os Grisões (10.344 km), Berna (10.120 km) e Valais (8.058 km). Há 30 anos, esses caminhos são públicos e gratuitos e fazem parte da infraestrutura básica que o Estado oferece à população. O site do Switzerland Tourism (MySwitzerland.com) oferece um mapa interativo das trilhas do país e a descrição de 53 rotas regionais e 44 roteiros pagos com duração de uma semana, incluindo pernoite, transporte de bagagem e desconto no transporte público. Para se acomodar, a Suíça disponibiliza 61 albergues da juventude. Quanto ao transporte, é possível economizar adquirindo o Swiss Youth Pass, que dá descontos especiais para jovens menores de 26 anos.

Comentários