TAM RECEBE PRÊMIO DO AIRFINANCE JOURNAL

Período da operação, outubro do ano passado, e escolha do Brasil para sediar Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 contribuíram para a premiação



A TAM (Bovespa: TAMM4, NYSE: TAM) recebeu o prêmio "Latin America Deal of the Year 2009" concedido pelo Airfinance Journal, uma das principais publicações do mundo sobre negócios realizados pela indústria da aviação, devido ao sucesso da emissão de US$ 300 milhões em bônus no exterior, anunciada em outubro do ano passado. É o segundo ano consecutivo que a companhia ganha essa premiação.



A entrega do prêmio foi feita em cerimônia realizada recentemente em Nova York, ao vice-presidente de Contratos e Suprimentos da TAM, José Zaidan Maluf, acompanhado pelo diretor de Tesouraria da companhia, Antônio Requião, além de representantes do Citibank e do Santander, as duas instituições financeiras que organizaram a operação.



Entre os fatores que contribuíram para o sucesso da emissão de bônus, o Airfinance Journal destacou a solidez da performance de longo prazo da companhia e o período em que a emissão foi realizada, enfatizando que o fato de o Brasil ter sido escolhido para sediar a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 aumentou o interesse dos investidores pelo país. "A TAM é uma empresa única e está em um importante mercado, onde a companhia tem bom desempenho", comentou o representante do Citibank, Tom Hollahan.



No ano passado, a TAM recebeu o prêmio "Latin America Deal of the Year 2008" em reconhecimento à qualidade de duas operações, negociadas com grupos distintos de instituições financeiras internacionais, para o financiamento de aeronaves de sua frota. Uma dessas operações havia sido estruturada pelo Banco Santander e ING, e a outra teve a garantia financeira do Export-Import Bank of the United States (Ex-Im Bank).



A TAM (www.tam.com.br), membro da Star Alliance, lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 42,1% de market share. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,4% em abril. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A rede Star Alliance, por sua vez, oferece voos para 1.167 aeroportos em 181 países. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,9 milhões de associados e já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

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