TAM ATINGE PARTICIPAÇÃO DE 42,1% NO MERCADO DOMÉSTICO EM ABRIL

Market share nas linhas para o exterior foi de 85,4%; companhia
mantém liderança nas operações nacionais e internacionais



A TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM) atingiu participação de 42,1% nos voos domésticos durante o mês de abril e manteve a liderança do mercado brasileiro de aviação civil, de acordo com os dados divulgados hoje pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). A companhia também manteve sua ampla liderança no segmento de linhas internacionais operadas por empresas aéreas brasileiras, com market share de 85,4% em abril. No acumulado de janeiro a abril, a participação da companhia foi de 42,3% no mercado doméstico e de 83,4% nas operações para o exterior.

A taxa de ocupação (load factor) da TAM nos voos domésticos alcançou 62,7% em abril e 67,8% no acumulado dos primeiros quatro meses do ano, com diminuição de 1,3 ponto percentual e aumento de 3,6 pontos percentuais, respectivamente, na comparação com os mesmos períodos de 2009.

A companhia obteve crescimento de 5,7% na demanda do mercado doméstico em abril, medida em RPKs (conceito que expressa a quantidade de quilômetros voados multiplicada pelo total de passageiros pagantes transportados), em relação ao mesmo mês de 2009, enquanto a oferta de assentos aumentou 8%. No quadrimestre, o aumento da demanda foi de 13,1%, enquanto a oferta cresceu 7,1%, em relação ao mesmo período de 2009.
Mercado internacional

O load factor dos voos internacionais da TAM evoluiu positivamente pelo sétimo mês consecutivo na comparação com idêntico período do ano anterior e atingiu 74,4% em abril, com aumento de 1,7 ponto percentual em relação ao mesmo mês de 2009. No quadrimestre, a taxa de ocupação foi de 76,2% e superou em 4,2 pontos percentuais a marca do mesmo período do ano passado. Houve uma redução de 1,2% na demanda em RPKs e de 3,5% na oferta de assentos da companhia em abril, na comparação com o mesmo mês de 2009. No acumulado dos quatro primeiros meses, o aumento da demanda no mercado internacional foi de 6,7%, com 6,3 bilhões de RPKs, enquanto a oferta apresentou crescimento de 0,8%.

Pantanal

A Pantanal Linhas Aéreas, que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do aeroporto de Congonhas (SP), obteve uma fatia de 0,14% do mercado doméstico - 0,12% no primeiro quadrimestre do ano. O load factor da companhia atingiu 61,1% no mês passado e 60,3% de janeiro a abril, com crescimento de, respectivamente, 5,9 pontos percentuais e 6,7 pontos percentuais em relação a 2009. A compra da Pantanal pela TAM foi homologada pela ANAC em março último.

A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de abril com 42,1% de market share. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 85,4% em abril. As operações para o exterior abrangem voos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,9 milhões de associados e já distribuiu 10,6 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

Comentários