SANTA CATARINA RECEBERÁ A ETAPA DA AMÉRICA LATINA DO TOURFILM BRAZIL- FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES DE TURISMO

Santa Catarina receberá a etapa da América Latina do TourFilm Brazil, Festival Internacional de Filmes de Turismo, membro oficial do Cifft – Committee International des Festivals du Film Touristique.

O evento acontece entre os dias 06 a 08 de maio, na Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina, no auditório Antonieta de Barros, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funturismo - Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo. A mostra competitiva integra um circuito de festivais internacionais de filmes de turismo e recebeu 280 inscrições, sendo 72 delas provenientes da Europa, América Latina e Estados Unidos. Países como a Índia, Kênia, Jordânia, Moçambique, Tanzânia, Camboja, Birmânia e Uganda também participam do evento que mostrará as mais belas imagens turísticas do mundo. “Santa Catarina ganha mais um importante momento de promoção internacional como destino de eventos, destino cultural e entra para o circuito mundial dos produtos turísticos associados à cultura, o que está diretamente associado à nossa política de desenvolvimento desta atividade, que representa quase 13% do nosso PIB”, afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky.

O TourFilm Brazil será uma oportunidade ímpar para que profissionais do segmento do turismo, produtores, empresários, agências de publicidade e autoridades ligadas ao setor, do mundo todo, troquem experiências, debatam sobre esse segmento de mercado que cresce a cada dia, além de criar uma vitrine de oportunidades, negócios e convergências, incentivando a indústria audiovisual.

“Quando falamos em produção de filmes para o turismo, o Brasil ainda tem muito a desenvolver, e a vinda deste Festival para o país gera oportunidade de troca de experiências técnicas, acadêmicas, comerciais, institucionais, favorecendo a criação de novos conceitos e objetivos, compartilhando com o Brasil uma visão mundial na forma de mostrar o turismo. Temos que lembrar que turismo não se trata de lugares ou de eventos, trata-se de pessoas,” afirma Jorge Oro, dos membros do CIFFT, e idealizador e organizador do evento.

O festival premiará os melhores filmes de turismo do mundo em 12 categorias diferentes e outras três categorias especiais. As inscrições foram encerradas no dia 15 de abril e os filmes vencedores serão exibidos no festival dentro de sua programação. Os vencedores serão premiados em uma festa de premiação na Assembléia Legislativa. Um júri internacional, presidido pelo cineasta francês Georges Pessis, e formado por profissionais de renome de países como Áustria, Alemanha, Portugal, Uruguai e Suíça julgará e escolherá os melhores filmes. Participam deste júri, representando o Brasil, Chico Faganello, Cláudio Magnavita e Sylvio Back. As categorias mais concorridas são as de destinos turísticos (125 filmes inscritos), pessoas e culturas (45 filmes), turismo de aventura (22) e natureza e ecologia (19). A categoria de animação/3D teve sete filmes inscritos, o que indica que a produção audiovisual segmentada para o turismo está ganhando maior espaço com o uso da tecnologia aplicada à produção cinematográfica.

Para a etapa de julgamento, o TourFilm Brazil inovou e trouxe para a primeira edição do festival um sistema virtual para as avaliações dos filmes, que estão sendo feitas on-line pelo júri. O sistema foi estruturado para facilitar as votações dos jurados, que estão localizados em diversos países do mundo, como Áustria, França, Suécia, Espanha, Sérvia, Polônia, Portugal, Uruguai e Brasil.

“Com esse novo sistema, as avaliações são mais rápidas e o presidente do júri pode acompanhar em tempo real toda a votação, assim como o sistema possibilita total transparência para a classificação final”, afirma Jorge Oro.

Os vencedores serão anunciados em uma festa de premiação, na qual serão premiados com estatuetas – araras de ouro, prata e bronze, e o vencedor do festival - ganhador do Grand Prix Brasil, receberá a Arara vermelha e fica automaticamente selecionado para concorrer ao Grand Prix do Cifft, em Viena, na Áustria, em novembro de 2010, ao prêmio de “melhor filme de turismo do mundo”. A premiação, além de reconhecer o talento dos diretores e a qualidade dos filmes, é uma oportunidade de divulgação de conteúdo turístico no âmbito internacional.

Dentro da programação do TourFilm Brazil será realizado o Seminário Internacional de Audiovisual para o turismo: a economia do turismo e a indústria do audiovisual, com a participação de mais de 50 convidados internacionais, no qual serão debatidos temas pertinentes à produção audiovisual, cinema e turismo.

--

Comentários