PRIMEIRA EXPORTAÇÃO SERÁ LANÇADO EM NATAL PELO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO

Projeto será lançado durante a Jornada de Comércio Exterior, promovida pelo Banco do Brasil e instituições parceiras em todo o país



O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) lançará no Rio Grande do Norte o 2º Ciclo do projeto “Primeira Exportação”, durante a Jornada de Comércio Exterior, que será promovida pelo Banco do Brasil e instituições parceiras pela primeira vez em Natal. O evento será realizado no dia 2 de junho, a partir das 8h, na sede do Sebrae/RN. O objetivo é estimular as exportações das micro e pequenas empresas (MPEs). Além do MDIC e do Sebrae/RN, o projeto ainda conta com a parceria de importantes instituições a fim de apoiar o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro, como a Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e a Federação das Indústrias do RN (FIERN).



O projeto “Primeira Exportação” traz aos micro e pequenos empresários a oportunidade de se inscrever e participar desse novo ciclo, com a possibilidade de atingir o mercado internacional de forma sustentável, fornecendo aos empresários o acompanhamento de todas as ações necessárias para que concretizem sua primeira exportação. O evento contará com a presença do representante do MDIC responsável pelo projeto, Eduardo Weaver, que fará uma explanação sobre os objetivos e as vantagens do “Primeira Exportação”. Nesse momento, também serão abertas oficialmente as inscrições para empresas que pretendam dar seu primeiro passo a caminho do mercado internacional, como também para alunos do curso de Comércio Exterior que queiram fazer parte do novo grupo de agentes.



Tanto as empresas quanto os agentes inscritos, a primeiro momento, passarão por um processo seletivo baseado nas informações fornecidas em suas fichas de inscrição disponibilizadas via e-mail, mediante cadastramento prévio pelo Call Center do Sebrae/RN. Aqueles selecionados terão uma capacitação oferecida pelo MDIC sobre exportação e comércio exterior em geral, para então serem definidas as empresas e os agentes que serão efetivados no projeto.



Nesse segundo ciclo do “Primeira Exportação”, os participantes já contarão com o projeto consolidado e aprimorado a partir da experiência com seu primeiro ciclo (2007), sendo uma oportunidade única para aqueles que entendem que o comércio exterior já é uma realidade.



Lançado em 2009, o projeto “Jornadas de Comércio Exterior” percorreu cidades espalhadas pelo território nacional num total de 16 eventos e contou com mais de 1.300 participantes. Para este ano, a série prevê a mesma quantidade de encontros e expectativa de público superior a 2.000 empresários. Serão ministradas palestras do BB e de parceiros como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e entidades regionais, principalmente as federações das indústrias e associações comerciais.



A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo telefone 0800 570 0800. As vagas são limitadas.

Comentários