MUSEU DEL ORO EM SÃO PAULO



Peças do museu colombiano, pela primeira vez no Brasil, representam uma das mais importantes coleções de ourivesaria do mundo

Recipientes em ouro para rituais especiais, pingentes cuidadosamente esculpidos, tecidos primorosos e adornos estonteantes. Esta preciosidade originária do Museo Del Oro, na Colômbia, estará pela primeira vez no Brasil. De 29 de maio a 22 de agosto, a Pinacoteca do Estado de São Paulo, na capital paulista, recebe a exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia.

Ao todo, haverá na mostra 250 artefatos em ouro e 40 objetos arqueológicos de cerâmica da coleção que é considerada a mais importante de ourivesaria pré-hispânica do mundo. As seis salas de exposição levarão o turista a uma deliciosa viagem pela cultura dos povos que ocuparam a antiga região da Colômbia.

A exposição da Pinacoteca abrange onze temas distintos, entre eles, a Gente Dourada (termo atribuído aos chefes indígenas que cobertos de ouro em pó lançavam oferendas em uma lagoa às divindades), os Animais Fantásticos (largamente explorados nas produções dos ourives pré-hispânicos), Abstração e Natureza (que se inspira na variada fauna colombiana) e Universo das Formas (um universo visual de imensa riqueza a partir de elementos como a linha reta, o círculo, o quadrado, o triângulo, o espiral, e suas combinações, deformações, reinterpretações e suas projeções no espaço).

Entre os destaques da mostra está um recipiente em ouro utilizado para guardar cal e também em rituais nos quais a cal era misturada à folha de coca para mascar. Esta foi uma das primeiras peças do museu colombiano. É proveniente do Médio Rio Cauca. Cultura Quimbaya 500 a.C. – 700 d.C. (24,5 cm X 7,2 cm). Além dos objetos serão exibidos filmes que demonstram os diferentes processos de ourivesaria.

Se depois de contemplar esta pequena prova do acervo colombiano bater aquele gostinho de quero mais não fique com água na boca. O museu de Bogotá tem cerca de 52 mil objetos pré-colombianos, pelo menos 33,8 mil de ourivesaria, 13 mil de cerâmica e 5,2 mil de madeira, pedra ou tecido que datam de até quase 2,5 mil anos. O Museo del Oro fica no centro histórico de Bogotá, ótima oportunidade para conhecer boa parte dos edifícios governamentais e o melhor das atrações culturais da cidade: arquitetura colonial, monumentos históricos, bibliotecas e outros museus.

Serviço:

Exposição Ouros de Eldorado: Arte Pré-Hispânica da Colômbia
Pinacoteca– Praça da Luz, 02. São Paulo (SP). Tel. 11 3324-1000
De 29 de maio a 22 de agosto de 2010
Aberta de terça a domingo, das 10h às 18h - R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados.

Museo Del Oro Del Banco de La República
Parque de Santander, centro histórico de Bogotá, Colômbia
Terça a sábado, das 9h às 18h, e domingos e feriados, das 10h às 16h. Grátis aos domingos.

Comentários