A miscigenação no Salão do Turismo

Negros, brancos, índios. Mistura de raças e de culturas encanta público do evento no Parque do Anhembi

A fila não para de crescer. São mulheres e meninas esperando para fazer um tererê, penteado de origem africana, que mistura tranças e fitas. A artista é a baiana Negra Jhô, uma veterana do Salão do Turismo, que passa pelo menos seis horas por dia no evento, trançando cabelos de negras, brancas e índias. “Se a Bahia não me trouxer, não tem Salão”, brinca a baiana, que não consegue contar quantos tererês fez em três anos de participação no Salão do Turismo. Vestida com trajes típicos africanos, ela revela que é uma divulgadora da cultura afro e, por isso, aceita “com maior prazer” o convite da Empresa de Turismo da Bahia (Bahiatursa).

Natureza e adrenalina saem na frente

Mais da metade dos destinos comercializados no primeiro dia do Encontro de Negócios são do segmento de Ecoturismo e Turismo de Aventura

O Encontro de Negócios do Salão do Turismo confirmou o aumento do interesse pelos destinos de aventura no país. O resultado divulgado pelos organizadores nesta quinta-feira (27), primeiro dia de reuniões entre compradores e vendedores, mostrou que dos R$ 21,7 milhões em estimativas de negócios para os próximos 12 meses, quase a metade, R$ 10,7 milhões, são relativos a roteiros de Ecoturismo e Turismo de Aventura.

O cardápio apresentado ontem para os operadores de turismo incluiu destinos e roteiros dos projetos Economia da Experiência, Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização e Aventura Segura. Estruturados sob coordenação do Ministério do Turismo, eles oferecem um leque de opções ao turista, que vai desde roteiros que envolvem vários estados até produtos desenhados para divulgar a cultura regional.

A avaliação das empresas que participaram do Encontro de Negócios foi positiva. A maioria, 98,8%, considerou as reuniões, que prosseguem hoje no Salão do Turismo, ótima (61%) e boa (37%).

Cinema de graça no Ibirapuera

Com visitação gratuita, projeto do Ministério do Turismo mostrar os melhores lugares para se viajar no Brasil com muita tecnologia, entretenimento e lazer

O Caminhão Destino Brasil, projeto itinerante do Ministério do Turismo (MTur) e Instituto Cia de Turismo, chegou hoje ao Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP), para mostrar o que o turismo brasileiro oferece e as novidades do Salão do Turismo. O veículo, equipado com cinema 3D, fica no local até o próximo domingo (30).

O caminhão está equipado com um cinema 3D para 36 pessoas e um lounge com oito telas sensíveis ao toque, que contêm informações, imagens e áudios sobre 65 destinos indutores do desenvolvimento regional, selecionados pelo MTur.

Do anonimato ao sucesso

Líderes de projetos trocam experiências sobre estratégias de organização e viabilização comercial de roteiros turísticos de base comunitária

No princípio, eram 42 empreendimentos rurais da zona sul da capital gaúcha, listados num “pacote” de turismo rural. Sem a organização da ampla oferta, órfã de uma estratégia de comercialização, o roteiro era inviável para as agências de viagem. A coordenadora do projeto “Caminhos Rurais”, de Porto Alegre (RS), Aline Moraes Cunha, aponta que um dos entraves era o fato de “o turista não saber bem o que havia em cada um desses lugares”. Foi aí que a Cooperativa de Formação e Desenvolvimento do Produto Turístico (Coodestur) realizou um diagnóstico das condições de infraestrutura e promoveu a qualificação de mão-de-obra com um novo plano de marketing, hospedagem e gastronomia.

Foram identificados, segundo a coordenadora, diversos segmentos turísticos dentro desse grupo: agroecológico, equestre, flores e plantas ornamentais, enoturismo, religioso, ecoturismo, além de atividades características dos roteiros de turismo pedagógico.

Com a segmentação, novas possibilidades de comercialização apareceram. “Vimos que a diversidade desses 42 empreendimentos nos dava a chance para montar roteiros focados no perfil e nos interesses de cada grupo”, explica Aline. Hoje, sete agências receptivas comercializam o roteiro em Porto Alegre. Há pelo menos 279 postos de emprego gerados por meio do projeto.

PROGRAME-SE PARA AMANHÃ:

- Bateria da Unidos da Tijuca, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Zeca Preto e Neuber Rocha, Grupo Aquadança e Quadrilha Junina de Campina Grande são algumas das atrações das Manifestações Artíticas.

- No espaço Saber Fazer, caixas e porta-joias decoradas com a artesã Tuka, de Goiás. Daniel “Entalhador”, de Roraima, traz quadros e esculturas em madeira. Paulo Henrique, de Minas Gerais, tecelagem em algodão e retalhos de tecidos; e Paulo Henrique Viana, do Distrito Federal, modelagem em argila.

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