Empetur, Amcham-Recife e Recife CVB promovem o I Workshop de Turismo de Saúde de Pernambuco

Para dar continuidade às ações de estruturação e divulgação de Pernambuco como um destino internacional de Turismo de Saúde e Bem-estar, a Empetur, a Amcham-Recife e o Recife Convention & Visitors Bureau (Recife CVB) realizaram, nesta terça-feira, o I Workshop de Turismo de Saúde de Pernambuco. O encontro, organizado pela primeira vez na América do Sul, teve como objetivo principal iniciar a capacitação dos hospitais locais interessados em divulgar seus procedimentos médicos no mercado exterior. O evento aconteceu no Hotel Mercure Recife Metropolis, na Ilha do Leite.



Durante a abertura do evento, o secretário de Turismo de Pernambuco, Paulo Câmara, falou da importância das áreas turísticas e médicas atuarem conjuntamente. “A união dos dois segmentos pode contribuir bastante para o crescimento do Estado”, afirmou. Para a vice-presidente da Empetur, Luciana Carvalho, Pernambuco possui um pólo médico de excelente qualidade, com custos mais acessíveis às pessoas de fora do país que procuram tratamento médico. “Precisamos buscar mais qualificação para que possamos enfrentar, principalmente, a barreira do idioma. Além disso, depois de formalizado o cluster, o próximo passo é associar-se a MTA”, disse.



O workshop contou com palestras da presidente da Medical Tourism Association (MTA), Renée-Marie Stephano, e do chefe executivo da MTA, Jonathan Edelheit. A capacitação foi voltada para pessoas dos setores de turismo e de saúde. Durante as palestras, foi mostrado o que o Estado precisa para ser inserido no roteiro de turismo de saúde.



Antes do workshop, a Empetur, a Acham-Recife e o Recife CVB acompanharam a MTA em visita a hospitais, clínicas e hotéis do Estado. "A realização deste workshop comprova o nosso desejo em destinar forças para colocar o Recife na rota dos estrangeiros que optam por realizar procedimentos médicos fora do seu país de origem. Se consideramos a excelência em tratamentos médicos e a possibilidade de custos mais acessíveis, o Recife desponta como uma ótima sugestão de destino, pois contamos com profissionais especializados e uma excelente rede de hospitais, clínicas, spas e outros equipamentos, além de paisagens deslumbrantes", disse José Otávio de Meira Lins, presidente do Recife Convention & Visitors Bureau.



Desde 2009, a Empetur, a Amcham-Recife e o RCVB desenvolvem ações em prol do Turismo de Saúde e Bem-estar no Recife e outros municípios com capacidade para atender a este segmento. “Estamos trabalhando ativamente para consolidar o segmento de saúde e bem-estar e firmar a imagem do Recife como polo médico no Brasil e mundo. Para isso, reativamos o comitê de saúde da AMCHAM e realizamos reuniões periódicas como esse grupo para discutir ações neste mercado. Também programamos em parceria com a Empetur e o Recife CVB uma visita de benchmarking aos hospitais de São Paulo, um famtour para membros da MTA com foco nas seguradoras internacionais e Facilitadores do Turismo de Saúde e uma nova participação no Congresso Mundial de Turismo de Saúde, em outubro deste ano”, assegura Paulina Sarubbi, gerente Regional da Amcham-Recife.

Comentários