Destino Foz do Iguaçu terá presença marcante no evento do Ministério do Turismo

O Destino Indutor Foz do Iguaçu participa com estande próprio e leva os municípios da região na 5ª edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil



A 5ª edição do Salão do Turismo Roteiros do Brasil que acontecer entre os dias 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo é direcionado para profissionais de turismo, agentes de viagem, imprensa e público consumidor. Considerado um dos maiores eventos do setor de turismo, o evento mobiliza, promove e comercializa os roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo, que é promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo. Como Destino Indutor, Foz do Iguaçu vai atuar junto com os municípios que compõe toda a região linderia ao Lago de Itaipu, em parceria com o Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos, denominada Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu.



Essa é a primeira vez que os municípios estão expondo juntamente no estande de Foz do Iguaçu, que possui 100 metros quadrados, confeccionado com material reciclado e com grande funcionalidade, uma vez que tem acesso livre e aberto pela frente e laterais. Esta ação faz parte da estratégia de marketing e gestão Foz do Iguaçu Destino do Mundo, em uma parceria desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Sebrae-PR, Comtur e Fórum de Turismo Sustentável Cataratas & Caminhos.



Durante os 5 dias de evento, os visitantes terão acesso aos mais variados tipos de material de divulgação institucional, pois serão disponibilizado 15 mil kits, compostos por sacolas biodegradáveis, guia de bolso e flyer Vote cataratas. Também terão acesso à pacotes de viagem dos atrativos turísticos de todas as cidades que compõe o Destino Indutor, pois o salão apresenta o turismo brasileiro para quem quer viajar ou fechar bons negócios.



SALÃO - Os visitantes poderão conhecer os roteiros turísticos das 27 unidades da Federação e adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos para visitá-los nas suas próximas viagens. Poderão ainda ver e comprar o artesanato, os produtos da agricultura familiar e a gastronomia típica, além de assistir a manifestações artísticas de diversas regiões do País. O público poderá também assistir a debates e palestras e ainda conhecer os casos de sucesso, trabalhos científicos e projetos relacionados ao turismo.



O salão está dividido em diversos módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização, Vitrine Brasil (produção associada ao turismo), Núcleo de Conhecimento, Encontro de Negócios (encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro), Missões Promocionais - Caravana Brasil (visitas técnicas de agentes de turismo/operadores) e Missões Promocionais - Press Trip (visitas técnicas de profissionais de imprensa).



Na edição de 2009 o evento recebeu 98 mil visitantes, muitos do quais foram ao Pavilhão de Exposições do Anhembi dispostos a planejar as próximas férias ou marcar uma viagem. Segundo resultados parciais de pesquisa feita por amostragem e realizada pela Fundação Getúlio Vargas/Ministério do Turismo, 23,3% indicaram que adquiriram ou pretendiam adquirir produtos ou serviços turísticos no Salão do Turismo.



Ainda segundo resultados parciais da Pesquisa FGV/MTur, a expectativa de negócios para os representantes de operadoras nacionais, empresários que compraram serviços e produtos de fornecedores locais (agências de turismo receptivo e meios de hospedagem) durante a Rodada de Negócios, organizada em parceria pelo MTur/Sebrae, é de R$ 95,5 milhões para o período de um ano. Já para os fornecedores locais, os resultados parciais indicam uma expectativa de R$ 134 milhões para o mesmo período. Em 2008, a expectativa foi de R$ 24,3 milhões para compradores e R$ 47,7 milhões para vendedores.



Mercado Paulista: Dados estatísticos do Instituto Chico Mendes apontam São Paulo como o 2º estado brasileiro emissor de turistas para o Parque Nacional do Iguaçu em 2009, enviando 103.899 visitantes, mais que a vizinha Santa Catarina e o rico Rio Grande do Sul.

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