Curitiba realiza sua primeira edição do Restaurant Week entre os dias 24 de maio e 6 de Junho

A capital paranaense será palco de um dos mais importantes eventos de gastronomia do mundo, Restaurant Week 2010, que chega a esta cidade pela primeira vez, versão brasileira de um dos mais importantes acontecimentos gastronômicos do mundo. A primeira edição do Curitiba Restaurant Week acontecerá entre os dias 24 de maio e 6 de junho, onde restaurantes de diversos estilos e etnias vão agitar a oferecendo á ávidos consumidores da cidade uma maratona gastronômica.
O desafio que o evento propõe aos restaurantes é o de preparar cardápios diferenciados com entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo, igual em todas as casa: almoço por R$ 27,50 + 1 e jantar por R$ 39,00 + 1 (couvert não incluso). Este um real acrescentado à conta será destinado a uma importante entidade beneficente local, como ocorre em todas as outras cidades. Em Curitiba a entidade beneficiada será o Hospital Santa Casa de Misericórdia, inaugurado pelo Imperador Dom Pedro II, em 1880, sendo por muitos anos o único hospital de Curitiba.
O evento Restaurant Week surgiu em Nova York há 17 anos para ser parceiro do Fashion Week e aumentar o movimento dos restaurantes na época de baixa temporada, a “Slow Season”. A idéia se espalhou pelo mundo e hoje o evento acontece independente da semana da moda, em diversas importantes capitais do planeta.
Os responsáveis pela organização do evento são o empresário paulista Emerson Silveira, quem trouxe o evento para o Brasil inspirado na versão do New York Restaurante Week e, desde 2008, a Mica Cartões Postais Publicitários, de Fernando Reis Jr. Com o crescimento dos eventos e mais pessoas envolvidas na organização foi possível montar um planejamento anual incluindo diversas cidades do Brasil.

O objetivo inicial era movimentar os restaurantes, mas a ação mostrou-se excelente para a conquista de novos clientes e criar um movimento turístico em torno da gastronomia de cada cidade.
O Curitiba Restaurant Week será uma grande oportunidade para os paranaenses conhecerem a gastronomia de muitos dos bons restaurantes da cidade a preços promocionais. Os organizadores desejam com isso atrair novos consumidores aos restaurantes, conquistar novos clientes e, de um modo geral, criar um movimento turístico em torno da gastronomia local.
A versão paranaense do evento colocará Curitiba junto a cidades como Washington, Boston, Londres, Amsterdã e outras 100 grandes cidades do planeta nessa grande Maratona Gourmet. As casas participantes são aprovadas por um comitê formado por chefs e donos de restaurantes locais visando a participação de casas de qualidade reconhecidas no local e, em uma atitude bem democrática, cobrindo vários bairros de cada cidade.
Como o Restaurant Week Começou:
Quem trouxe o Restaurant Week para o Brasil foi o empresário de gastronomia paulista, Emerson Silveira, inspirado em sua paixão pela gastronomia e conhecimento do evento de Nova York, onde viveu 12 anos. Emerson acreditou que o projeto poderia unir duas forças importantes no país e ainda pouco exploradas, a gastronomia e o turismo. “Eu sabia que aqui também daria certo, afinal, em termos de gastronomia, nossa cidade está no mesmo patamar de Paris, Roma e Nova Iorque”, comenta.
O início foi muito difícil, conta Emerson, quando foi tomado por muitas dúvidas se deveria insistir ou não com o projeto ante o receio dos restaurantes em participar. Mas hoje, após 12 edições do evento realizadas no Brasil, 6 em São Paulo, 2 no Rio de Janeiro, 2 em Brasília, 1 no Recife e 1 no estado de Pernambuco, Emerson comemora a aceitação do evento e o estrondoso sucesso de público que o Restaurant Week obtém em são Paulo com o termo: “Surreal”, como ele definiu o sucesso do evento em SP desde a sua 4 edição.
A expectativa de Emerson é que a população de Curitiba receba a idéia como a cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife, onde o evento já aconteceu mais de uma vez. A sexta edição do evento na capital paulista, que aconteceu em março desse ano, contou com a participação de 200 importantes casas que permaneceram lotadas durante as duas semanas de maratona gastronômica, sendo visitadas por aproximadamente 500 mil pessoas.
A 2ª. edição do Rio Restaurant Week que termina em 23 de maio e conta com a participação de 90 casas que permanecem lotadas todos os dias do evento.
Em São Paulo, a grande movimentação já não surpreende mais as positivas expectativas dos participantes. Hugo Delgado, chef do restaurante mexicano Obá, revelou que a casa triplicou seu movimento em comparação com uma semana normal, sem a promoção. “Que delícia trabalhar com a casa cheia e que lindo quando nossos fregueses de carteirinha nos parabenizam ao ver a casa lotada”, declarou.
Além da intensa movimentação nas casas, o Restaurant Week também mostra sua força no que diz respeito à cidadania com os valores da contribuição arrecadados para as entidades assistenciais. Em São Paulo, a Fundação Ação Criança, só na ultima edição de verão na capital Paulista, recebeu a incrível soma de 200 mil reais. Ajuda inestimável para alimentar os milhares de crianças que atendem nas creches que subsidiam.

Apoios

A 1ª Edição do Curitiba Restaurant Week tem o apoio de cervejas Eisenbahn, vinhos Casa Blanca, Azeite Paganini, Rossi Vanguarda e Centro Europeu.

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