CINQUENTENÁRIO DE CARAVAGGIO DE CANELA – 3 DIAS DE FESTEJOS

São Cinquenta anos de história.



Cinquenta anos de fé e devoção.



A Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela é o mais antigo evento da cidade e o maior evento religioso da Região das Hortênsias, que iniciou pequeno e hoje, traz ao Parque Saiqui mais de 100 mil pessoas nos 3 dias de Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio.



Com este crescimento, nos últimos anos estão sendo feitos grandes investimentos no Parque e Canela está cada vez mais perto de transformá-lo oficialmente em Santuário. Todos já o reconhecem como tal, inclusive bispo diocesano, D. Zeno Hastenteufel, o chama de Santuário a céu aberto.



No último dia 16, aconteceu o lançamento do CD dos Hinos do Cinqüentenário de Caravaggio e da Pedra Fundamental da Igreja do Santuário do Saiqui, no topo do morro, com localização privilegiada. O Festival do Hino do Cinquentenário foi um dos mais importantes eventos realizados neste ano de comemoração e o vencedor foi “Senhora de Caravaggio”, de Alice Santini e Laerte Fortes.



Em novembro de 2005 foi dado o primeiro passo para a transformação do Parque Saiqui, onde está o Monumento da Prece, em Santuário, com o início da obra do Centro de Eventos Turísticos, Culturais e Religiosos, que hoje abriga o público da Romaria e Festa e sedia grandes eventos como a Comenda de Ex Festeiros. Neste ano, foi construído o pórtico, que marca a entrada deste local tão visitado pela comunidade e turistas durante o ano inteiro. Foi dado início também a obra do novo restaurante, substituindo o velho pavilhão de madeira. A cada nova obra, mais estrutura.



No próximo final de semana estará acontecendo a 50ª Romaria e Festa em Honra a Nossa Senhora de Caravaggio de Canela, que deve trazer ao Parque Saiqui mais de cem mil pessoas, que participam fazendo seus pedidos, pagando suas promessas e agradecendo graças alcançadas.



No sábado, 22, será a romaria de Jovens, Cicilistas e Motociclistas; no domingo, 23, Motorizada; e, no dia 26 de maio, dia de Nossa Senhora de Caravaggio, a romaria será a Pé, todas com saída da Catedral de Pedra, às 8h30min, rumo ao Parque Saiqui, distante 7km do centro de Canela. Na chegada das romarias haverá Missa Campal, gastronomia, lazer e missas na capela.



A Romaria e Festa de Caravaggio de Canela é uma realização da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, com coordenação do pároco Padre Edson Batista de Mello, Alexandre e Emilene Dapper, Itamar e Maria Cecília Graziola, Lauro e Ieda Drechsler, auxiliados por Ademar e Arildes Siotta, Brasil e Simone Santos, Eliseu e Marli dos Reis, João e Líria Licks, Valdir e Lúcia Boniatti, Valter e Meri Oliveira.

Comentários