CARUARU SE PREPARA PARA RECEBER 2 MILHÕES DE TURISTAS NO SÃO JOÃO

Caruaru se prepara para receber 2 milhões de turistas no São João

Véspera de São João reunirá artistas como Lenine, Zélia Duncan, Paulinho Moska e Luiza Possi no maior baião do mundo

A 130 km do Recife, Caruaru, capital do Agreste pernambucano, se orgulha de ter um São João superlativo onde tudo é maior: a festa, as comidas típicas à base de ingredientes locais, o número de atrações e até mesmo a quantidade de dias de festa. No total, a celebração do ciclo junino se estende por 30 dias (28 de maio a 29 de junho), uma oportunidade imperdível para aqueles que são fãs do mais nordestino dos ritmos – o forró - ou para quem quer fazer uma imersão na cultura local.

Em 2010, são esperados dois milhões de visitantes durante os 30 dias de festa. No período, uma maratona de mais de 400 atrações irá se dividir em cinco polos de animação que contemplam as mais variadas manifestações do forró: pé-de-serra, bandas de pífanos, trios de zabumba-sanfona-triângulo, quadrilhas juninas, festival de sanfoneiros e atrações de porte nacional que se dedicam ao tema como Elba Ramalho, Gilberto Gil, Dominguinhos, Alceu Valença e Zé Ramalho.

Neste ano, destaque também para o Maior Baião do Mundo, um grande encontro que acontecerá no palco principal no dia 23 de junho com os cantores Zélia Duncan, Lenine, Paulinho Moska, Luiza Possi, Ortinho e Junio Barreto.

Além das atrações musicais, Caruaru se transforma em um verdadeiro celeiro cultural e gastronômico no período da festa. Os polos de animação contemplam todos os públicos: do infantil ao adulto. Confira abaixo a infraestrutura e algumas das principais atrações.

Polo Cultural da Estação Ferroviária- Arraial Mestre Vitalino

Situado no coração de Caruaru, irá agregar 14 espaços como museus, São João do Carneirinho (para crianças, com cidade cenográfica infantil e parque temático de diversões); Salão de artes plásticas, Casa Mestre Vitalino, Galpão da Moda Junina e pólos de gastronomia e cultura popular.



Polo Parque de Eventos Luiz Gonzaga

O espaço abriga a Vila e o Pátio do Forró, onde acontecem os shows que irão animar o público. Na Vila, o mais autêntico forró-pé-de-serra com casamentos matutos. O Pátio, por sua vez, tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas e é lá que acontecerão mais de 400 apresentações nos 30 dias de festa. vai contar com estrutura de palco giratório

Polo Alto do Moura – o local é considerado o maior centro de arte figurativa da América Latina pela UNESCO devido à grande quantidade de ateliês que se dedicam às esculturas de barro, além de ser um polo gastronômico. Aqui haverá apresentações de trios pé-de-serra e bandas de pífano e os ateliês dos artistas estarão abertos durante os 30 dias de festejos

Polo Forró do Candieiro – Consiste em um enorme arraial popular montado dentro do Pátio de Eventos com estrutura de palco, som e luz. Aqui se apresentam artistas locais que valorizam a cultura da região e o autêntico forró;

Polo das Quadrilhas – espaço dedicado aos grupos do Estado e da Região Nordeste que vêm à cidade de Caruaru mostrar suas performances. As apresentações acontecem em vários locais como o Alto do Moura e a Estação Ferroviária.

As atrações – A grade musical da festa contempla os públicos jovem e adulto, mas valoriza a tradição do forró. Entre os nomes confirmados a cantora Elba Ramalho abre a festa, no dia 28 de maio. Os cantores Zé Ramalho e Alceu Valença são outros dos nomes confirmados ao lado de bastiões do forró como Quinteto Violado, Geraldinho Lins, Alcimar Monteiro, Santana e Maciel Melo, entre outros. Os shows acontecem a partir das 17h nos sábados e a partir das 20:30h nas quintas, sextas e domingos.

Rede Hoteleira – Caruaru conta com uma estrutura de 25 hotéis e pousadas para receber os turistas

Comentários