ASSOCIAÇÃO DE PINHÃO MANSO APRESENTA PLANO DE BIOCOMBUSTIVEL BRASILEIRO NA IATA

Por iniciativa da TAM, entidade que representa produtores nacionais
fala também para especialistas da Star Alliance




O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Pinhão Manso (ABPPM), Mike Lu, apresentará nesta semana em Los Angeles (EUA), por iniciativa da TAM, os planos para a criação de uma plataforma brasileira de biocombustível sustentável para a aviação derivado do óleo de pinhão manso. O primeiro passo nesse sentido é o voo demonstrativo a ser realizado no segundo semestre de 2010 pela TAM, com uma aeronave A320 de sua frota, em parceria com ABPPM, Airbus e CFM International, joint venture entre a GE dos Estados Unidos e a Snecma (Safran Group) da França.

Uma das palestras será na próxima quinta-feira, 6, durante a conferência de combustível de aviação (IATA Aviation Fuel Forum) que a Associação Internacional de Transporte Aéreo realiza todo semestre. Nessa sessão, serão debatidos temas envolvendo a implementação de uma cadeia de comercialização de biocombustíveis, as diferentes soluções propostas por fornecedores de combustíveis, bem como as questões levantadas pelas companhias aéreas. Além de Mike Lu, estará presente o gerente de Combustíveis da TAM, Paulus Figueiredo, que integra o Grupo de Trabalho de Combustíveis Comerciais (CFWG - Commercial Fuel Working Group) da IATA.

O presidente da ABPPM também falou ontem, dia 3, sobre o projeto do biocombustível de pinhão manso brasileiro, igualmente por iniciativa da TAM, ao grupo de executivos responsáveis pelo suprimento de combustíveis das companhias aéreas integrantes da Star Alliance que se reuniram num encontro prévio à conferência da IATA.

A TAM Linhas Aéreas (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de março com 41,8% de market share. No mercado internacional, a participação da TAM entre as companhias brasileiras foi de 85,3%. A companhia voa para 43 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 82 destinos diferentes do território nacional. As operações para o exterior abrangem voos próprios para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul. Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 78 destinos nos EUA, América do Sul, Europa e Ásia. . A TAM é pioneira no lançamento de um programa de fidelidade para companhia aérea no Brasil. Desde 1º de janeiro de 2010, o Programa TAM Fidelidade passou a ser gerido pelo Multiplus Fidelidade, que possui hoje 6,6 milhões de associados e já distribuiu 9,7 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

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