XXII FESTA NACIONAL DO PINHÃO EM LAGES(SC)

Com o início oficial da colheita do pinhão, a cidade de Lages(SC) se prepara para receber os turistas e visitantes, vindos de diversas regiões do Brasil e países do Mercosul para participar da XXII Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 27 de maio a 06 de junho, reservando uma ampla programação e diversas atrações nacionais e regionais em seus 11 dias de festa.

Com o objetivo de preservação da espécie - o pinheiro-brasileiro – “araucária”, bem como das espécies da fauna que se alimentam do pinhão, a colheita da semente foi liberada a partir de 15 de abril, data instituída por Portaria do Ibama. Neste embalo, a comissão organizadora também começa a divulgar com mais intensidade todos os bons motivos para visitar esta cidade tão acolhedora e participar de uma das maiores festas populares e gastronômicas do país.



Atrações

A XXII Festa Nacional do Pinhão traz este ano uma programação recheada de atrações para todos os gostos. A festa, que inicia no dia 27 de maio e segue até seis de junho promete esquentar os turistas e visitantes que prestigiarem as várias opções de entretenimento durante os onze dias de realização do evento. O Recanto do Pinhão, realizado no centro da cidade, vai receber apresentações artísticas, além de ser uma vitrine para a diversificada gastronomia que tem como base o anfitrião da festa, o pinhão. Já no Parque de Exposições Conta Dinheiro, os visitantes poderão também apreciar a rica gastronomia, além de conferir o Shoppinhão, Recanto da Tradição e Pavilhão Cultural. As atrações musicais ficam por conta dos festivais nativistas “Sapecadas” no palco nativista e dos shows nacionais, que vão ocorrer no palco principal. Este ano serão nove atrações de renome nacional. Vale à pena subir a serra para conhecer a “Capital Nacional do Turismo Rural” e viver esse show de diversidade cultural, artística e gastronômica que a Festa do Pinhão vai proporcionar.



Recanto do Pinhão

O Recanto do Pinhão, que também é conhecido como "esquenta", é onde os visitantes e a população aquecem os ânimos e entram no clima da grande Festa. Ele se transformou em uma "mini festa" que acontece no calçadão da Praça João Costa, no centro de Lages. No local, sempre a partir das 9 horas, o público tem acesso a shows e apresentações artísticas e culturais, teatro de rua, artesanato, informações turísticas e à gastronomia típica, que utiliza como ingrediente básico o pinhão.

Os boxes de gastronomia são administrados por entidades filantrópicas e organizações não governamentais que comercializam o pinhão e comidas típicas da região.



Culinária Serrana: as delícias regionais

As delícias da típica culinária serrana serão servidas em uma ampla praça de alimentação, bem como em espaços aconchegantes, como o restaurante “Cozinha Serrana”, anexo ao Shoppinhão. Entre os pratos que serão preparados para receber turistas e visitantes estão a Paçoca de pinhão; Agnoline de pinhão (sopa e ao molho); Bisteca com farofa de pinhão; Pizza de pinhão; Maionese de pinhão e maçã; Torta de pinhão a quatro queijos; Filé de truta à Serra Catarinense; Pastel de pinhão; Aperitivo de pinhão; Arroz de carreteiro; Bife de forno à milanesa; Bolinho de coalhada; Bolinho de queijo; Cheese truta; Churrasco; Entrevero lageano; Farofa de torresmo com feijão; Feijão mexido; Feijão-de-tropeiro; Feijoada; Galinha caipira; Galinha com arroz; Leitão pururuca serrano; Moranga caramelada; Moranga com guisado (carne moída); Pinhão cozido; Pirão, quentão, poncho e muitas outras delícias que fazem parte do cardápio da culinária regional e de festas populares. Comidas bastante energéticas para aquecer o corpo e dar fôlego para curtir todos os atrativos da XXII Festa Nacional do Pinhão.



Pavilhão do Artesanato

Espaço destinado à exposição e comercialização de objetos produzidos por 120 artesãos serranos. Eles fazem parte do Projeto Arte Serrana, que engloba a "Casa do Artesão" e a "Arte Catarina". O Pavilhão está dividido em ambientes como banho, cozinha, bebê, criança e vestuário. Além dos objetos do artesanato estarão expostas as obras do escultor José Cristóvão Batista e telas que retratam as belas paisagens serranas.

O Pavilhão funcionará durante todos os dias do evento até 1h.



Pavilhão Cultural

O Pavilhão Cultural é organizado pela Fundação Cultural de Lages, que há cinco anos faz uma viagem na história da cidade, mostrando suas riquezas naturais como a Coxilha Rica, sua gente e personagens ilustres que fazem parte do desenvolvimento do município. O Pavilhão Cultural estará aberto durante todos os dias da XXII Festa Nacional do Pinhão, também até 1h.



Shoppinhão

A festa possui um espaço especial para compras, o Shoppinhão. O local é um pavilhão com diversos boxes para comercialização dos mais variados produtos. Nele encontram-se desde artesanato, doces, utilidades domésticas, confecções em lã (nacional e importada), tecidos, calçados, artigos em couro e materiais sintéticos, até eletrodomésticos e móveis. Os produtos comercializados são, em sua maioria, da região, mas há também produtos de diversas regiões do país.



Palcos

Na XXII Festa Nacional do Pinhão muitos shows de música, dança e apresentações teatrais estão programados para acontecer nos quatro palcos instalados no Parque de Exposições. Os palcos Nativista, Nacional, Alternativo e Cultural são sucesso de público e opções não faltam para a diversão do público durante toda festa.



Palco Nacional: É o maior palco em estrutura e pelo qual já passaram os melhores cantores e bandas do Brasil. Nele são realizados os shows nacionais. Para esta edição a programação de shows nacionais já está definida. 27/05 – quinta-feira (abertura): Sergio Reis; 28/05 – sexta-feira: Maria Cecília & Rodolfo; 29/05 – sábado: Luan Santana; 30/05 – domingo: Só Modão e Tchê Barbaridade; 02/06 – quarta-feira: Jorge e Matheus; 03/06 – quinta-feira: Alexandre Pires; 04/06 – sexta-feira: Hugo Pena e Gabriel; 05/06 – sábado: Skank e 06/06 – domingo: Michel Teló



Palco Nativista: É o palco por onde passam as atrações gaúchas e nativistas e as Sapecadas da Serra Catarinense e da Canção Nativa. Na 18ª edição, a Sapecada da Canção Nativa terá dezoito canções e mais quatorze para a 10ª edição da Sapecada da Serra Catarinense. No total serão 32 canções distribuídas em quatro dias de apresentações. Confira as músicas classificadas no site www.festadopinhao.com



Palco Alternativo: O Palco Alternativo reúne as mais variadas tendências e ritmos musicais. Serão mais de 40 shows de estilos como rock, pop, pagode, reggae e blues. É uma oportunidade para bandas locais, regionais e de Estados vizinhos embalarem os visitantes do evento com diferentes ritmos.



Palco Cultural: No Palco Cultural ocorrem diversas apresentações artísticas, entre elas, apresentações teatrais, street dance, danças típicas e shows de música instrumental. As danças típicas serão apresentadas por Centros de Tradições Gaúchas (CTG´s) da região, entre eles o CTG Anita Garibaldi, CTG Barbicacho Colorado, CTG Minuano Catarinense e CTG Planalto Lageano, bem como, por grupos étnicos. Por ter sua localização na entrada principal do evento, durante todos os dias da festa, quem chega ao parque Conta Dinheiro é recebido com belíssimas apresentações culturais.





Lages: “Capital Nacional do Turismo Rural”

Localizada na Serra Catarinense e a uma altitude de 916 metros acima do nível do mar, a cidade de Lages se destaca como o maior município em extensão territorial do Estado e um dos maiores produtores de pinhão. Com um clima subtropical, a temperatura média anual é de 16ºC, caracterizando um verão com temperaturas amenas, porém, no inverno chega a alcançar temperaturas negativas, com frequentes ocorrências de geadas e ocasionalmente neve, criando um grande espetáculo natural, cobrindo seus campos e pinheirais de branco.

A “Princesa da Serra”, como também é conhecida a cidade, é considerada a “Capital Nacional do Turismo Rural”, título recebido pelo pioneirismo do município nesta modalidade de turismo, pois possui diversas fazendas que se dedicam a essa atividade. Lages reserva a seus visitantes muitos atrativos turísticos, rica gastronomia, belas paisagens, cultura e tradições com influência gaúcha.

Conforme dados do censo do IBGE (2007), a população de Lages é de 161.583 pessoas, sendo o oitavo município em população do Estado. Considerada cidade pólo da região serrana, ocupa posição de destaque em diversos setores, entre eles o extrativismo de madeira, produzindo papel, embalagens, laminados e madeiras beneficiadas para construções. Ainda conta com um importante parque industrial, com a atuação de empresas como madeireiras, embalagens, bebidas, metal mecânico, esquadrias, móveis, entre outros.

Lages ainda tem a tradição na pecuária com a criação de rebanhos bovinos de corte e leiteiro e seus produtores investem no desenvolvimento e melhoramento genético das raças nobres. O município também é considerado o centro universitário da região serrana, contando hoje com três instituições de ensino superior.

Não podemos esquecer do pinhão, que também tem grande importância econômica. A comercialização de mais de 400 toneladas anuais da semente é a principal fonte de renda anual de centenas de famílias e, em muitos casos, tem beneficiado e incrementado a renda de muitos lares.



História da festa

Na década de 70, Lages despertou para a necessidade de organizar uma festa que destacasse o município como um pólo socioeconômico regional. Então, surgiu a ideia da Festa do Pinhão, alimento primitivo que se constitui na semente da araucária – árvore, hoje, ameaçada de extinção. Assim, com um apelo de marketing festivo-ecológico e socioeconômico, organizou-se o evento pela primeira vez em 1973.

De 1973 a 1981 a festa foi organizada em forma de quermesse em diferentes locais e junto com outras mostras e eventos do município, não ganhando a devida importância.

Mas, em 1986, num projeto mais audacioso, a Festa do Pinhão ganharia notoriedade. Isto porque houve uma maior divulgação do evento com produção de cartazes e anúncios nos principais veículos de comunicação, uma programação festiva com artistas de expressão nacional e muita diversidade de produtos apresentados num local adequado para realizar um grande evento.

Dois anos mais tarde, em 1989, ela passa a denominar-se Festa Nacional do Pinhão e ganha projeção como evento ecológico e gastronômico não só em Santa Catarina, mas no Brasil inteiro. De lá para cá a festa vem evoluindo a cada ano, proporcionando à comunidade local, turistas e visitantes, onze dias de festa com diversos estilos musicais, programação artística e cultural que valoriza as tradições da região, exposições e uma vasta gastronomia.

Conheça a história na íntegra no site www.festadopinhao.com.



Corte

A Festa Nacional do Pinhão já tem sua corte 2010 formada. A rainha é Roberta Steffen Baggio, de 20 anos, filha de Volmar Ricardo Baggio e Rosana Steffen Baggio. Roberta está cursando a 2ª fase de medicina veterinária no CAV de Lages e é professora de inglês do CCAA.

Já a 1ª princesa é Kellen Correa, de 20 anos, filha de Antonio Fernando Casali e Rosangela Mari Freitas Correa. Kellen está na 3ª fase de odontologia.

Eleita como 2ª princesa, Aline da Rosa Maciel tem 18 anos, é filha de Augusto Cesar Maciel e Nanci Alves da Rosa Maciel e está cursando a 2º Fase do curso de medicina veterinária no CAV - UDESC de Lages.

O trio tem a árdua tarefa de visitar eventos, autoridades e veículos de comunicação de várias cidades catarinenses, bem como de outros Estados, representando a comunidade lageana e divulgando a XXII edição da Festa.



Sapecadas: Poemas transformados em música

A Sapecada da Canção tem por objetivo trazer nas letras de suas canções a essência das coisas simples e puras e um retrato do cotidiano dos povos que habitam ou habitaram o Sul do Brasil, sejam eles campeiros ou urbanos. Alcançou entre os defensores e admiradores da cultura, inesgotável repercussão. Passaram pela Sapecada temas que enaltecem os costumes campeiros e alguns um pouco românticos, o que de certa forma evidencia a liberdade e versatilidade do festival. Já as músicas da Sapecada da Serra Catarinense retratam os usos, costumes e a história da região serrana do Estado. Por tudo isso, temos o privilégio de ouvir belos "poemas se transformarem em músicas".



História

O nome Sapecada vem de um hábito típico da região serrana dos campos de Lages. É a forma mais primitiva de consumo do pinhão. Sapecar o pinhão significa assá-lo em uma fogueira feita com grimpas (galhos) do pinheiro. O pinhão é lançado ao fogo e retirado após a queima das grimpas, quando já estará pronto para ser saboreado. O nome Sapecada foi dado ao festival para reforçar a lembrança deste hábito entre aqueles que cultivam as tradições.

Neste ano, um total de 32 canções estão classificadas para os dois festivais nativistas da XXII Festa Nacional do Pinhão. São dezoito canções classificadas para a 18ª Sapecada da Canção Nativa e mais quatorze para a 10ª Sapecada da Serra Catarinense, além das canções suplentes.

A triagem das 662 composições inscritas para os dois festivais durou três dias. Todo o trabalho foi feito por um grupo de especialistas em música nativista, sendo aberto à participação pública. O mesmo grupo que participou da triagem, escolhendo as 36 canções (32 classificadas e quatro suplentes) formará a banca de jurados dos festivais nativistas.

A 10ª Sapecada da Serra Catarinense ocorrerá no dia 28 de maio. Já a 18ª Sapecada da Canção Nativa será realizada nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, no Parque de Exposições Conta Dinheiro.

Confira a lista das canções classificadas pelo site: www.festadopinhao.com



Pinhão do Amanhã

Atualmente a Floresta com Araucárias está à beira da extinção. Menos de 1% da sua área guarda as características da floresta primitiva. Preocupada com esta situação, a Prefeitura Municipal de Lages, a BAESA – Energética Barra Grande S.A e a ENERCAN – Campos Novos Energia S.A firmaram uma parceria para juntas plantarem milhares de mudas de Pinheiro Araucária, entre outras espécies ameaçadas, nas proximidades do Rio Caveiras e em áreas de preservação permanente (APPs) do município de Lages. O objetivo do projeto é o reflorestamento de áreas degradadas e a preservação da mata de araucárias, símbolo do evento e da região.

No projeto, os visitantes da XXII Festa Nacional do Pinhão terão a possibilidade de plantar uma muda e tirar uma foto que será enviada posteriormente junto com um certificado de participação. Após este plantio realizado pelo visitante no evento, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município irá acompanhar o desenvolvimento das mudas até o período em que elas possam ser plantadas. Após o plantio, a Secretaria também fará um acompanhamento para garantir que as espécies se desenvolvam e tornem-se pinheiros.

“Como a produção das araucárias se inicia entre 10 e 15 anos após o plantio e cada planta produz em média 40 pinhas por ano ao longo de sua vida, para que a festa permaneça viva e com abundância de pinhão, é preciso preservar e replantar”, comenta Arruda, presidente da CCO.





SERVIÇO:

O que: XXII Festa Nacional do Pinhão

Quando: de 27 de maio a 06 de junho

Onde: Parque Conta Dinheiro – Lages/SC

Quanto:

27, 30, 31/05 e 06/06 – Entrada Franca. Dia 01/06 - R$ 10,00 (ganha um cd duplo da Sapecada da Canção Nativa) e meia entrada R$ 5,00 (sem direito ao CD). Para os demais dias do evento, os preços dos ingressos são: R$ 30,00 e R$ 15,00. Terão direito ao ingresso de R$ 15,00 (meia-entrada) estudantes e aposentados – bem como todas as pessoas menores de 18 anos. Passaportes que permitem entrada livre à Festa, durante todos os dias de bilheteria, custam R$ 150,00 e R$ 75,00 (meio-passaporte apenas para estudantes e aposentados). Para acesso à Área Vip – situada em frente ao Palco Nacional, o valor a ser pago é R$ 50,00 (por pessoa). ** No dia 6 de junho, embora a entrada seja franca, as pessoas poderão contribuir, voluntariamente, com a campanha Lages 100 Fome, doando R$ 1,00 ou um quilo de alimento não perecível.

Comentários