VILLA FRANCIONI PARTICIPA DA EXPOVINIS BRASIL 2010

A vinícola Villa Francioni participa a partir desta terça-feira, do 14° Salão Internacional do Vinho (Expovinis 2010). O evento acontece até o dia 29 de Abril na Expo Center Norte em São Paulo. É o maior evento da América Latina do setor vinícola. Durante os três dias da feira vai ser possível conhecer em detalhes os oito rótulos produzidos pela empresa de São Joaquim- Santa Catarina. A Villa Francioni estará expondo seus produtos no estande da ACAVITS – Associação Catarinense dos Produtores de Vinhos Finos de Altitude.

Na última sexta-feira, em São Paulo, a Villa Francioni fez o lançamento oficial do rótulo mais nobre de sua produção: o supertoscano Michelli 2005. O vinho foi degustado por jornalistas da imprensa especializada. O vinho tinto encorpado e equilibrado será apreciado por poucos em função da produção restrita de apenas 2.500 garrafas. O que torna o vinho ainda mais especial é que ele foi produzido com uvas Sangiovese originárias da Toscana e com pequena participação de Cabernet Sauvignon e Merlot. O nome Michelli é uma homenagem ao pai do Francesco, o primeiro membro da família Francioni a desembarcar no Brasil. O processo de elaboração e corte foi lento e minucioso, durante 4 anos. O teor alcoólico é de 14%. O vinho tem tom profundo rubi intenso com reflexos castanhos. Aroma rico com notas iniciais de cereja, framboesa, amoras e cacau com toques de torrefação em segundo plano. É indicado para ser apreciado com carnes grelhadas e cordeiro e ainda com queijos curados e de sabores fortes. Tem guarda prevista de 15 anos e necessita de decantação para mostrar todo seu potencial. O valor sugerido da garrafa é de R$ 198,00.

O rótulo exclusivo é produzido na Serra Catarinense, na cidade de São Joaquim a uma altitude de 1260 metros onde as temperaturas médias são mais baixas, consequentemente o ciclo vegetativo das videiras se retarda fazendo com que as uvas entrem em maturação num período em que geralmente as chuvas diminuem drasticamente (Abril/Maio). Segundo o enólogo da Villa Francioni, Orgalindo Bettu, “para produzirmos vinhos de qualidade precisamos que a maturação das uvas se dê com pouca chuva. Estas são as condições encontradas em nossos vinhedos o que aumenta consideravelmente os compostos polifenólicos e o açúcar das uvas, situação altamente benéfica para elaborarmos vinhos exclusivos.”



A Villa Francioni foi idealizada no ano de 2000 pelo empresario Manoel Dilor de Freitas, empreendedor bem sucedido da área de cerâmica (fundador do grupo Cecrisa/Portinari) e grande apreciador de arte. O seu projeto pessoal foi resgatar a tradição de seus antepassados que produziam vinhos na região da Toscana na Itália, mas o empresário morreu semanas antes de ver seu sonho se tornar realidade. O empreendimento mantém as características de uma empresa familiar, que hoje é gerida pelos filhos do empresário Manoel Dilor de Freitas. A filha, Daniela Borges de Freitas está à frente da presidência do Conselho de Administração da empresa.

Os primeiros lançamentos da Villa Francioni aconteceram em 2005. Hoje estão no mercado oito rótulos: os tintos Joaquim, Francesco e Villa Francioni e Michelli; os brancos Villa Francioni Chardonnay e Sauvignon Blanc; e os roses VF Rose e Joaquim Rose. Todos eles vêm surpreendendo os especialistas e posicionando-se como um dos melhores vinhos produzidos no Brasil, inclusive em importantes degustações às cegas. A empresa conta com uma equipe técnica altamente profissional e com a assessoria de Gustavo Gonzales, diretor técnico da vinícola americana Mondavi.



COLHEITA TARDIA



Ainda durante o evento em São Paulo, a vinícola fez o pré-lançamento do vinho de sobremesa Colheita Tardia, que deverá chegar ao mercado nacional nos próximos meses. Ele foi elaborado na safra 2005, quando as uvas foram deixadas nas videiras várias semanas após a data ideal de colheita, foi quando houve o início da botrytização das uvas no vinhedo e consequentemente a desidratação das mesmas. Como o inverno na serra catarinense não inicia rigorosamente cedo, o processo de complementação da desidratação foi feito na vinícola através da crio concentração do mosto (suco). Foi fermentado em barricas novas, permanecendo nestas por 5 anos.O licoroso foi elaborado com uvas Sauvignon Blanc. Tem teor alcoólico de 16,4%. Harmoniza muito bem com doces de frutas, bolos e folhados. O valor sugerido é de R$ 248,00.

Comentários