TURISMO COMUNITÁRIO CRESCE NO BRASIL

Hospedagem na casa de famílias no interior do Ceará, participar do processo de colheita de produtos alimentícios, aprender a produzir artesanatos manuais, conhecer os cânticos e lendas da comunidade, descer um rio em plena Amazônia em uma legítima canoa ribeirinha. Trata-se do turismo comunitário, uma modalidade de viagem na qual o turista faz uma imersão na cultura da comunidade. Melhor ainda, a modalidade é social e ambientalmente responsável, pois garante a preservação do ambiente e gera renda para os habitantes locais. O assunto será abordado durante o Congresso Internacional de Cidadania Empresarial, que acontece em Recife nos dias 22 e 23 de Abril, no Mar Hotel.

No turismo comunitário, as atividades são realizadas em áreas naturais e são gerenciadas pela própria comunidade, que providencia os serviços como hospedagem e alimentação, passeios e excursões, gerando emprego e renda juntamente com outras atividades como manifestações culturais, artesanato e moda, contribuindo para a preservando da cultura e meio ambiente. Atualmente, a Rede Brasileira de Turismo Comunitário (Turisol) congrega pouco mais de uma dezena de entidades que se dedicam ao segmento. Entretanto, o potencial brasileiro comporta bem mais iniciativas, já que a modalidade só começou a tomar corpo há menos de dez anos.

Segundo Cecília Zanotti, presidente da ONG Projeto Bagagem - entidade sediada na Bahia e que se dedica e fortalecer o turismo comunitário no Brasil - uma das principais vantagens da modalidade é a valorização econômica e cultural da história e da identidade das comunidades, valores considerados imensuráveis. No dia 23 de abril, ela participa do Painel temático ‘Alianças e Parcerias em Negócios Inclusivos’, durante o qual irá expor as vantagens do turismo comunitário no país.

Turismo , desenvolvimento e preservação – Segundo a Turisol, dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) demonstram que a indústria do turismo cresce em ritmo acelerado e gera mais de 10% do produto econômico global. Entretanto, a atividade pode gerar impactos negativos para a sociedade e o ambiente, pois pode causar dependência econômica em uma atividade não tradicional ou sazonal; além de danos à natureza, que é sua própria base de recursos. As experiências de projetos de turismo solidário e comunitário no Brasil têm revelado que na prática, as pessoas nos destinos turísticos podem se beneficiar mais da atividade turística.

Algumas entidades que promovem Turismo Comunitário no Brasil

Prainha do Canto Verde – Beberibe, Ceará - www.prainhadocantoverde.org
Comunidade de pescadores que defende a pesca sustentável da lagosta no Brasil e no desenvolvimento de projetos de turismo comunitário, agroecologia, escola, escola de arte e artesanato e uso de energias renováveis, entre outros.

Projeto Saúde & Alegria – Santarém, Pará http://www.saudeealegria.org.br

Pequenos grupos de turistas têm a oportunidade de conhecer um pedaço da Amazônia Paraense a partir da cidade portuária de Santarém navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns e visitando algumas de suas comunidades mais organizadas.

Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia – Santa Rosa de Lima e 30 municípios, Santa Catarina - www.acolhida.com.br
Localizada no território conhecido como Encostas da Serra Geral, caracteriza-se pela abertura das pequenas propriedades rurais de agricultores familiares para o turismo, aliado à produção de alimentos orgânicos.

Para conhecer outros roteiros – WWW.projetobagagem.org.br

Congresso Internacional de Cidadania Empresarial

Data: 22 e 23 de abril

Local: Mar Hotel, Recife

Informações e Inscrições - http://www.congressoacaoempresarial.org.br

Comentários