RN PARTICIPA DE OFICINA DO MINISTÉRIO DO TURISMO PARA DEBATER SOBRE NOVA CLASSIFICAÇÃO HOTELEIRA

O Rio Grande do Norte sediará, nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de abril, no Hotel Praiamar, em Ponta Negra, uma oficina para elaboração da nova Matriz de Classificação para Pousada, promovida pelo Ministério do Turismo (MTur), com apoio da Secretaria Estadual de Turismo do Rio Grande do Norte (SETUR).

Representantes dos governos municipais e estaduais, entidades do setor e a sociedade civil vão sugerir os quesitos que o meio de hospedagem deve seguir. Após a oficina, as sugestões serão publicadas no Portal do Ministério do Turismo, para consulta e colaboração da sociedade. Os dois municípios indutores do Turismo no RN (Natal e Tibau do Sul) possuem grande número de pousadas, por isso, o Estado foi escolhido para sediar o evento. O objetivo é elaborar um novo modelo de classificação com maior abrangência e menor custo, promovendo a qualificação e o aperfeiçoamento dos agentes atuantes em toda a cadeia produtiva dos meios de hospedagem, incentivando e apoiando a avaliação da conformidade de profissionais, empresas e equipamentos turísticos.

O novo sistema de classificação hoteleira proposto pelo MTur, em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) e a Sociedade Brasileira de Metrologia, propõe oito matrizes. Dessas oito, cinco já foram discutidas: Hotel Urbano, Resort, Hotel Fazenda, Cama e Café e Hotel Histórico. Depois das Pousadas, serão sugeridas as matrizes para Flats, em Vitória, e Hotéis de Selva, em Manaus.

Comentários