PORTUGAL CELEBRA O CINQUENTENÁRIO DE BRASILIA COM EXPOSIÇÕES DE FOTOS



FOTO :Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, Açores

“Portugal: Um Outro Olhar – Patrimônio Mundial em Perspectiva” é o tema da mostra que será inaugurada em Brasília por ocasião do cinquentenário da capital federal. Ao todo, serão expostas 40 fotografias dos treze locais portugueses classificados pela Unesco como Patrimônio Mundial. As imagens são de autoria do fotógrafo português António Sá e foram feitas em parceria com a National Geografic Channel e o Turismo de Portugal.



Brasilienses e turistas podem conferir a exposição de 21 de abril (data em que a capital brasileira comemora 50 anos) a 5 de maio no Hall da Biblioteca Nacional de Brasília, na Esplanada dos Ministérios. Esta exposição já esteve em Lisboa, no Mosteiro dos Jerónimos, e em Londres, no Armazém Harrods. A entrada é gratuita e o horário de visitação é das 9h às 17h.



Desde 1983, Portugal tem patrimônio mundial classificado pela Unesco. Os monumentos estão presentes em duas categorias criadas pela entidade: patrimônio cultural - que engloba monumentos e centros históricos - e patrimônio natural. No patrimônio cultural, foi necessário criar uma categoria específica para Sintra - primeiro local do mundo a receber a classificação de paisagem cultural. A Floresta Laurissilva da Madeira é, em Portugal, o único local classificado patrimônio natural.



Além da exposição fotográfica, António Sá também produziu um documentário de 25 minutos sobre o patrimônio português. O objetivo do vídeo é divulgar o país enquanto destino turístico, por meio de uma perspectiva sobre os monumentos portugueses. O fotógrafo/cinegrafista viaja pela História, partindo da descoberta do patrimônio à revelação do que este representa para o povo e para a cultura.



Confira abaixo os treze locais classificados como patrimônio mundial da Unesco em Portugal:



Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém – Classificado em 1983. Esses monumentos simbolizam os fundamentos da Idade Moderna que marcaram o apogeu da arte portuguesa de 1500.



Convento de Cristo em Tomar – Classificado em 1983. Ligado à memória dos Templários em Portugal. Destacam-se a charola, jóia da arquitetura sacra, e a célebre Janela Manuelina.



Mosteiro da Batalha – Classificado em 1983. Erguido em agradecimento à Virgem pela vitória dos Portugueses na batalha de Aljubarrota.



Angra do Heroísmo – Classificado em 1983. Tornou-se o maior entreposto comercial ao receber as grandes embarcações carregadas de mercadorias para reabastecimento. Com isso, a cidade foi abastecida de tesouros do vasto império.



Évora – Centro histórico, classificado em 1986, Évora guarda relíquias com mais de dois mil anos, símbolo do brilho cultural que desde cedo a marcou. Atingiu a sua idade de ouro no período da Renascença, data em que foi fundada também a sua renomada Universidade.



Mosteiro de Alcobaça – Classificado em 1989, conserva a pura arquitetura cisterciense, além dos túmulos de Pedro e Inês, os mais belos feitos em Portugal na Idade Média.



Sintra – Paisagem cultural classificada em 1995, Sintra é um lugar cheio de magia, onde a natureza e o homem formam uma simbiose perfeita. No alto da Serra, o século XIX viu nascer o Palácio da Pena, a montanha ficou repleta de palacetes e parques exuberantes, transformando-se num “glorioso Éden”.



Porto – Centro histórico classificado em 1996. Ligada ao vinho do Porto que lhe emprestou o nome. É junto às Caves de Gaia que se pode apreciar a melhor panorâmica da cidade do Porto. Do outro lado do Douro, a beleza das casas forma um colorido que exalta o dourado que nomeia o rio.



Sítios Arqueológicos no Vale do Rio Côa – Paisagem cultural classificada em 1998. Com 17 km de rochas gravadas, é a maior galeria de arte paleolítica ao ar livre.



Floresta Laurissilva da Madeira – Paisagem natural classificada em 1999, esta é a mais extensa e bem preservada floresta Laurissilva do mundo, intacta desde a época Terciária. Praticamente desaparecida em outras partes do mundo mantém-se como foi encontrada quando a Ilha da Madeira foi descoberta, em 1419.



Guimarães – Centro histórico classificado em 2001. Ligado ao nascimento da identidade nacional, mantém um caráter medieval.



Alto Douro Vinhateiro – Paisagem cultural classificada em 2001. Na mais antiga região demarcada do mundo, o homem transformou as montanhas de xisto em terra e muros e nela plantou a vinha que forma a assombrosa paisagem do Vinho do Porto.



Paisagem de Cultura da Vinha da Ilha do Pico – Paisagem cultural classificada em 2004. No Pico, os muros de pedra que formam os pequenos campos de vinha concentram nos bagos de uva todo o calor do sol. Uma paisagem única no mundo.

Comentários