PINHÃO E SAPECADA SÃO AS ATRAÇÕES DO I FESTIVAL GASTRONÔMICO DE MONTE VERDE

Monte Verde, que já é um dos melhores e mais procurados destinos de invernos do país, têm agora mais um saboroso motivo para ser visitado: até 30 de maio, acontece o I Festival Gastronômico de Monte Verde (www.festivalmonteverde.com.br), evento que vai celebrar o pinhão, semente do pinheiro típico da região e um ingrediente bastante realçado pela cozinha contemporânea. Além de valorizar a cultura gastronômica mineira, o I Festival Gastronômico de Monte Verde vai destacar também a “sapecada”, atração cultural que combina a degustação do pinhão ‘sapecado’ na brasa com apresentações de moda de viola.
Cozinhas de 11 restaurantes, hotéis e pousadas de Monte Verde vão explorar o tema Pinhão - O Sabor da Montanha em receitas como Capeletti com Pesto de Pinhão, Almofadinha de Frango recheado com creme de pinhão, Mineirinho bem Dotado, Filé com Pinhão, Escondidinho de Pinhão do Fritz, Rizo Negro com Truta de Pinhão. Essas e outras delícias que fazem parte do circuito podem ser degustadas durante todos os dias do Festival, no almoço ou jantar e custam R$ 34,00 por pessoa. O pinhão estará presente também nas mesas de café da manhã de vários hotéis e pousadas que entraram no clima do Festival Gastronômico e preparam receitas especiais com a iguaria.
O I Festival Gastronômico de Monte Verde é promovido pela AHPMV – Associação dos Hotéis e Pousadas de Monte Verde, com apoio do Comtur, Secretaria de Turismo de Minas Gerais, Circuito Serras Verdes e Prefeitura de Camanducaia. “Monte Verde sempre teve uma gastronomia bastante rica e diferenciada, não só pelos pratos típicos da culinária mineira mas principalmente pela herança europeia. De foundues a strudel, passando pela truta, outra especialidade da região, temos um menu que agrada a todos os paladares. Agora, com o Festival Gastronômico, vamos difundir ainda mais essa nossa vocação para receber e comer bem”, diz Gustavo Arrais, secretário de turismo de Camanducaia – Monte Verde e diretor da AHPMV.

I Festival Gastronômico de Monte Verde - www.festivalmonteverde.com.br
Quando: de 9 de abril a 30 de maio de 2010
Hora: Almoço e Jantar nos estabelecimentos participantes
Preços: R$ 34,00 por prato do circuito (porção individual)

Circuito:
- Adega do Chicão - Av Monte Verde,908 - www.adegadochicao.com.br
- Casa de Chá Beija Flor - Av. Monte Verde,756
- Fritz - Rua Rolinha, 40 - www.choppdofritz.com.br
- Hotel Fazenda Itapua - Estrada de Monte Verde Km 27 - www. itapuamonteverde.com.br
- Hotel Meissner Hof- Travessa da Pedra,2 - www.meissnerhof.com.br
- Le Foundue - Av. Monte Verde, 706 - www.lefounduemonteverde.com.br
- Mamma Tera`- Rua Rolinha, 100
- Monte Vert - Rua Rolinjha, 71
- Scaciaata - Av. Monte Verde, 635
- Via Mirante- Rua do Aeroporto, 740 - www.viamirante.com.br
- Villa Donna - Rua Rolinha, 33 - www.villadonna.com.br
- Sapecada: todos os sábados, de 24 de abril a 30 de maio às 18horas, na Galeria
Vila Europa, que fica na Rua Rolinha, 33


Sobre Monte Verde - Distrito da cidade mineira de Camanducaia, Monte Verde caracteriza-se pela combinação de um clima frio e romântico com preservação ecológica e esportes de aventura. Bastante procurada principalmente no inverno, quando as temperaturas ficam em torno de 5°C, Monte Verde conta com excelente infra-estrutura hoteleira - cerca de 150 hotéis e pousadas –, restaurantes que servem desde a mais tradicional cozinha mineira até pratos da culinária contemporânea e típicos do inverno, como foundue, um centro comercial movimentado, atividades como caminhadas, rappel, arborismo, rafting, motocross, cavalgadas e uma pista de patinação ecológica. Cercada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira, a estância fica a mais de 1.500 m de altitude, está a 167 km da capital paulista, 420 km do Rio de Janeiro e a 456 km de Belo Horizonte. Veja mais sobre Monte Verde em www.monteverde.org.br.

Sobre a AHPMV – Criada há cinco anos, a Associação de Hotéis e Pousadas de Monte Verde reúne estabelecimentos com serviços de excelência garantida e que são avalizados pelo selo de qualidade “Plátano de Ouro”. Com sede ao lado do portal de entrada de Monte Verde, possui equipe de profissionais capacitados para atender aos turistas com informações sobre hospedagens e dicas de lazer. A AHPMV publica também a revista Divirta-se em Monte Verde, guia turístico gratuito que pode ser retirado na sede da associação, nos estabelecimentos associados ou no site www.monteverde.org.br.

Comentários