OPERADORAS PORTUGUESAS BUSCAM NOVOS INVESTIMENTOS NO NORDESTE

O Brasil ainda enche os olhos dos portugueses. Se no passado a Cana-de-Açúcar foi o que chamou a atenção dos europeus, hoje são as praias e os demais destinos turísticos e culturais que tem atraído em média mais de 250 mil turistas para o País por ano. Antenados com o interesse dos lusos pelo Brasil, que as principais operadoras de turismo de Portugal já confirmaram a presença de 30 representantes na Brazil National Tourism Mart (BNTM), o principal evento internacional sobre o mercado de turismo no Nordeste, que acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio, em Porto de Galinhas.

Mesmo tendo atingido em 2009, no meio da crise internacional, o segundo melhor índice de receitas de turistas estrangeiros nos últimos 60 anos (U$ 5,3 bilhões), o Brasil ainda tem um grande potencial a ser explorado no setor e os portugueses estão entre os nossos principais clientes. Segundo dados do Ministério do Turismo, Portugal é o sexto país emissor de turistas para o Brasil.

A crise internacional e a redução de renda dos portugueses resultaram de uma queda de exportação de turistas para todo o mundo nos últimos anos, tendo reflexos também no Brasil. O recorde desse fluxo no Brasil aconteceu em 2005, quando desembarcaram 357.640 portugueses no País, um número 38% superior ao índice de 2008, quando vieram 220 mil turistas.

Para recuperar o cenário anterior e ampliar o número de turistas no Brasil, a BNTM é uma grande oportunidade do País de apresentar o melhor do setor para as operadoras portuguesas. Entre as empresas que virão para o evento, já estão confirmadas a Entremares, a Alegretur, a Lusanova e a Terra Brasil.

“Um dos pontos fortes para a atração desses turistas para o País e principalmente para o Nordeste é a preferência por destinos relacionados ao nosso litoral”, argumenta o presidente da Fundação Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI-NE), Bismarck Maia. Segundo o Anuário Estatístico da EMBRATUR, 42,5% dos portugueses vêm ao Brasil por lazer e desses 54,1% optam por destinos de sol e mar, razão que faz o Nordeste carimbar quatro das cinco principais cidades que mais recebem turistas portugueses em lazer. Os destinos concorrentes do Brasil nesse segmento são o Caribe, Cuba e o México.

Outra razão que motiva os lusitanos a preferirem pelo Brasil está relacionada a questões culturais. Isso porque dois monumentos brasileiros (a Igreja e Convento de São Francisco, em Salvador, e a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Assis da Penitência, em Ouro Preto) estão na lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa.

O reconhecimento cultural, que teve o apoio dos Ministérios da Cultura e Educação portugueses foi amplamente divulgado no país. Outros cinco monumentos brasileiros, incluindo o Mosteiro de São Bento, em Olinda, e o Convento de Santo Antônio e Ordem Terceira, do Recife, concorriam a um lugar na lista, mas o regulamento só permitia dois candidatos vencedores por nação.



MERCADO

A 19ª BNTM promete receber mais de 500 operadoras (buyers) dos principais mercados emissores como Estados Unidos, Europa e América Latina. A expectativa dos organizadores é que sejam gerados mais de U$ 240 milhões em negócios, superando em 15% a marca obtida no ano passado. A bolsa aquece o mercado de turismo dos nove estados do Nordeste, promovendo um crescimento médio da demanda externa de 8% e 12% e impulsiona a procura pelo estado anfitrião em torno de 12% a 15%. O evento conta com apoio e patrocínios do Ministério do Turismo/Embratur. A bolsa conta, também, com apoio da Infraero, do Sebrae e das companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig e American Airlines.

As inscrições para a BNTM 2010 podem ser feitas no site: www.bntm.com.br



Serviço:

Evento:Brazilian National Tourism Mart (BNTM)

Dia: de 28/04 a 02/05

Local: Porto de Galinhas, ao lado do Beach Class Resort

Telefones para contato: 81. 3366.9654

Site: www.bntm.com.br

Comentários