FÁBRICA DA LIFAN NO URUGUAI JÁ ESTÁ EM OPERAÇÃO

Modelo 320 já está em produção.



O presidente do Uruguai, José Mujica, inaugurou ontem (21 de abril ) uma linha de montagem dos automóveis da marca Lifan, localizada em San José, Região Metropolitana de Montevidéu. Na cerimônia, Eduardo Effa, presidente do Grupo Effa e sócio da planta, informou que 85% da produção da unidade será destinada ao mercado brasileiro. Na inauguração também esteve presente Steven Xu, diretor internacional de Vendas da Lifan.

A nova planta conta com 10.000 metros quadrados de área construída, cerca de 70 funcionários, consumiu investimentos da ordem de US$ 6,5 milhões e tem capacidade para produzir 5.000 veículos por ano nesta primeira etapa. Inicialmente serão montados no local dois modelos: o hatch 320 e o sedã 620. As vendas no Brasil devem começar entre maio e junho. Já foi iniciada, também, a ampliação da unidade, que ganhará mais 15.000 metros quadrados de área construída. Com isso, sua capacidade produtiva saltará para 25.000 automóveis anuais. A obra terá investimentos adicionais de US$ 8 a 10 milhões. A ampliação deverá ser concluída até dezembro deste ano, quando o total de funcionários deverá ser de 150 trabalhadores.

A Lifan, uma das maiores companhias privadas da China, será representada oficialmente no mercado brasileiro pelo Grupo Effa. Até junho, serão lançados aqui o sedã 620 (motor 1.6) e o hatch 320 (motor 1.3). Ambos contarão com a tecnologia de propulsores com 16 válvulas e um ótimo pacote de equipamentos de série, incluindo, por exemplo, ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico e duplo air bag.

Fundada em 1992, a Lifan Industry Group possui 13 mil funcionários. Em 2003, o Grupo criou a Lifan Automobile, após adquirir a montadora Chongqing Special Purpose Use Vehicle Manufacturing. A empresa produz hoje os modelos 320, 520 (sedã e hatch) e 620. Outros modelos serão lançados em breve, incluindo o primeiro utilitário esportivo da marca, cuja apresentação mundial vai acontecer no Salão de Pequim, na China, entre 25 de abril e 2 de maio. O utilitário deverá ser lançado no mercado brasileiro no final deste ano.

Comentários