EUROATLANCI AIRWAYS, COMPANHIA FUNDADA POR TOMAZ METELLO CELEBRA 10 ANOS DE VÔOS CHARTER PARA O BRASIL


A euroAtlantic airways (EAA) a companhia fundada por Tomaz Metello participada pelo Grupo Pestana celebra “10 Anos de voos charter para o Brasil” a efeméride prevê a realização de uma série de voos charter para o Nordeste brasileiro para os destinos não servidos por voos regulares. A terraBrasil uma das marcas do Operador Turístico Sonhando S.A., detido maioritariamente pela EAA deverá em breve tornar público. A terraBrasil, recorde-se, na época áurea dos voos em pacotes turísticos, atingiu a posição de líder de mercado no envio de turistas portugueses para destinos brasileiros.



A euroAtlantic airways, iniciou a 20 de Setembro de 2000 as operações charter para o Nordeste do Brasil, com destino a João Pessoa (Paraíba), autorizados pelo Instituto Nacional da Aviação Civil de Portugal (INAC) e Direcção da Aeronáutica do Brasil (DAC) depois um longo processo e uma longa batalha em que intervieram os órgãos da tutela e companhias de bandeira de ambos os países. Os primeiros voos da EAA, ficaram associados a um evento cultural marcante, as “Comemorações dos 500 Anos do Achamento do Brasil”, na ocasião o então Governador do Estado da Paraíba ao receber «os primeiros turistas lusos» conforme a imprensa, classifica o facto – “um marco na história da aviação civil dos dois países irmãos”.

O Presidente e CEO da euroAtlantic airways, Tomaz Metello, sobre a efeméride afirmou, “antes da então ex-Ministra do Turismo do Brasil Marta Suplicy, ter referido «os voos charter seram fundamentais para alavancar e dar sustentabilidade à vinda de turistas ao Brasil», já a euroAtlantic, contribuía no Nordeste brasileiro, nas mudanças estruturantes verificadas nos Estados da região. A nossa paixão pelo Brasil e do nosso parceiro Grupo Pestana, associado ao desempenho do Governo Lula da Silva, que soube bem, fazer crescer a economia de um mercado livre concorrente, consolidando a nona maior economia do mundo e segunda do continente americano” (1.ª EUA). Mais adiante referiu, “a EAA em nome do legado de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade, produziu mais oportunidades para o diálogo da nossa língua comum e contribuiu para a geração de riqueza no pais irmão, disse Tomaz Metello que referiu a concluir “a euroAtlantic no Brasil, nunca pretendeu unicamente explorar o segmento aéreo de um pacote turístico. A EAA sempre prosperou nas parcerias e desde o início das suas operações esteve associada a grandes empresas do sector brasileiro, Varig, Gol ou BRA Transportes Aéreos. O fundador da euroAtlantic airways, confirmou ainda, “vamos continuar a linha das políticas que tem feito prosperar o Brasil o Turismo no Nordeste, as nossas empresas e os seus trabalhadores, vamos caminhar a trabalhar ao lado daquele que um estudo da Goldman Sachs, diz que será um dos quatro países que vai dominar a economia mundial nos próximos 50 Anos (BRICs) «navegar é preciso» (Pessoa) e vamos faze-lo juntos, transportando amizade e cooperação com aquele abraço”.

A euroAtlantic airways e o seu fundador, Tomaz Metello em 2004 receberam o troféu “Catavento de Prata” do jornal da indústria turística brasileira, Gazeta do Turismo, que se publica em S. Salvador da Baía, pela sua acção em prol do turismo brasileiro. A nomeação segundo o editorial era justificada “pela extraordinária contribuição que têm proporcionado ao estreitamento das relações turísticas entre Portugal e o Brasil”. Anteriormente Tomaz Metello, já havia recebido o título de “Cidadão Honorário do Município do Rio de Janeiro” como – “grande dinamizador das relações bilaterais na aproximação entre os dois países”.

Comentários