CONSULTOR DA CBCVB NA OMT FALA SOBRE ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (CBCVB) e a Organização Mundial do Turismo (OMT) assinaram em janeiro, durante a FITUR, um acordo de cooperação técnica voltado para a troca de experiências e conhecimento entre as organizações. Com o apoio do Ministério do Turismo, o acordo conta com a assistência da CBCVB aos Membros Afiliados da OMT na execução de seus projetos, programas e ações.
Segundo o presidente da CBCVB, João Luiz dos Santos Moreira, esta está sendo uma oportunidade única para que a CBCVB, junto com a OMT, expandam tanto qualitativamente como quantitativamente e desenvolvam um trabalho estratégico de aproximação entre seus membros. O intuito é, conjuntamente, abrir canais de desenvolvimento e participação entre os países.
Este acordo é um desdobramento do trabalho que tem sido desenvolvido pela CBCVB com o objetivo de intensificar as ações junto à OMT. Eleita vice-presidente dos Membros Afiliados durante a última Assembléia Geral da OMT ocorrida em 2009 em Astana, Cazaquistão, a Confederação vem, cada vez mais, se destacando na proposição de projetos e conquistando espaço no grupo decisório político internacional.
Com o acordo, a CBCVB disponibilizou um de seus consultores de Projetos Internacionais para atuar dentro da OMT. O cargo foi ocupado pelo consultor Rodrigo Godinho Corrêa, que nos últimos anos vem representando a entidade nos grupos de trabalho e conselhos na organização.
Gaúcho de Porto Alegre, Corrêa é formado em Administração Hoteleira e especialista em Marketing. Foi Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Ministério do Turismo entre 2003 e 2007, período em que elaborou as políticas de uso de TI e o planejamento estratégico de modernização do Ministério.
Morando com sua família desde janeiro em Madrid, onde está localizada a sede da OMT, Corrêa fala dos resultados e expectativas deste acordo e das futuras ações a serem desenvolvidas.
Qual a sua avaliação destes três primeiros meses de trabalho conjunto entre CBCVB e OMT?
O trabalho tem sido altamente positivo. Este acordo de cooperação acontece em um momento muito importante em que a OMT e seus Membros Afiliados passam por um processo de transição, tanto na sua estrutura funcional, como na sua orientação estratégica. Após um ano de crise que afetou profundamente o setor de turismo mundial, é preciso, a partir de agora, trabalhar forte em questões relacionadas à competitividade e à sustentabilidade. A vasta experiência no desenvolvimento e implementação de projetos, habilita a CBCVB a ter uma participação importante neste processo e contribuir de forma efetiva na articulação entre o setor público e privado.
Durante a ITB em Berlin em março, a Junta Diretiva dos Membros Afiliados da OMT aprovou o Plano de Trabalho para 2010. Com foi este processo?
A expectativa em torno deste novo plano foi muito grande, e tomou-se o cuidado em levar em consideração todas as propostas e sugestões dos Membros Afiliados, assim como integrar as ações dentro do planejamento estratégico da OMT. A participação brasileira neste processo foi muito importante ao dar apoio operacional e estratégico ao desenvolvimento do Plano e ao propor ações concretas que afetam diretamente o Brasil.
Que ações são estas?
A mais importante e urgente é a realização da Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos em Foz do Iguaçu em junho próximo. Os Membros Afiliados estão avançando muito forte no processo de regionalização. A idéia é que as regiões e sub-regiões se organizem em bloco com o objetivo de obter maior força e representatividade. Busca-se uma identidade local, com o desenvolvimento de projetos locais. Isto gera uma maior sinergia e uma integração entre os Países Membros (Setor Público) e os Membros Afiliados (Setor Privado). O fortalecimento regional dos Membros Afiliados Latino-Americanos será um dos temas principais desta reunião.
Como será a Reunião dos Membros Afiliados Latino-Americanos e qual será o papel dos Membros Afiliados brasileiros?
A programação ocorrerá nos dias 08 e 09 de junho em Foz do Iguaçu, fazendo parte da programação da reunião do Conselho Executivo da OMT que ocorrerá em Puerto Iguazu, Argentina. Além da reunião dos Membros Afiliados, haverá um seminário técnico com a participação de palestrantes locais e internacionais. Será uma excelente oportunidade para apresentar e debater temas como o desenvolvimento de uma estratégia conjunta de promoção dos destinos turísticos latino-americanos. A CBCVB, a FNHBRS e o Pólo Iguassu são os Membros Afiliados brasileiros responsáveis pela iniciativa e pela coordenação local do evento.
Como o Brasil está posicionado no cenário mundial de turismo?
O Brasil é considerado, hoje, um dos grandes emergentes do turismo global. Graças, entre outros fatores, à força de seu turismo interno, foi um dos países menos afetados pela crise mundial e um dos primeiros a se recuperar. O Brasil tem plenas condições de exportar o seu conhecimento e experiência em temas como regionalização, competitividade, sustentabilidade, entre outros. E a OMT e os demais países reconhecem isto. O Ministro Luiz Barretto e o Secretário-Geral da OMT discutiram no mês passado em Johanesburgo (África do Sul), a possibilidade de o Brasil transferir sua experiência na promoção e organização do turismo para os países africanos, a começar pelos de língua portuguesa. Dentre estas experiências, o Brasil pode apresentar o Programa de Regionalização do Turismo e a metodologia do Estudo de Competitividade que definiu 65 destinos indutores do turismo nacional.
Como é o seu dia-a-dia e como foi a recepção de um brasileiro na OMT?
Trabalhar no apoio aos Membros Afiliados da OMT significa atender mais de 400 entidades que representam praticamente todo o setor privado do turismo internacional. Isto é muito gratificante e motivador. Como um órgão das Nações Unidas, a OMT é uma verdadeira miscelânea de nacionalidades, etnias e idiomas e, neste contexto, é bastante fácil de se adaptar. Curiosamente, existem poucos brasileiros trabalhando na organização. Porém, acredito que esta situação pode se reverter já que existem programas de intercâmbio que poderiam abrir para o Brasil, a possibilidade de estágios de técnicos de turismo brasileiros na OMT como forma de ampliar suas competências profissionais, a exemplo do que já é feito por China, Índia e África do Sul,
Quadro 1
A Organização Mundial do Turismo - OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e representa a principal instituição do setor de turismo mundial. Serve como um fórum de discussão para debater questões da política do turismo e é uma fonte de conhecimento especializado nesta área.
Com sua sede em Madri, Espanha, a OMT desempenha um papel central e decisivo na promoção do desenvolvimento do turismo responsável, sustentável e acessível a todos. Entre seus membros figuram 161 países e territórios, além de mais de 400 membros afiliados que representam o setor privado, como hotéis, agencias de viagens, empresas aéreas, universidades, organizações internacionais e secretarias e órgãos oficiais de turismo.
Quadro 2
Como vice-presidente dos Membros Afiliados da OMT, a CBCVB é uma entidade de destaque. Engloba em sua rede dez Federações de Convention & Visitors Bureaux e 110 CVBx associadas, atuante em todo o território nacional, que somam mais de 4,7 mil mantenedores e/ou associados. Ao todo, no ano passado foram captados 2.356 eventos, dos quais 285 internacionais, 1.016 nacionais e 1.055, o que responde pela circulação de 19,2 milhões de turistas, das quais mais de 2,3 milhões provenientes de outros países. No somatório, é responsável por uma receita bruta de R$ 20,9 milhões.

Comentários