CONGRESSO REÚNE NOMES DA ARQUITETURA NACIONAL E INTERNACIONAL NO RECIFE

Com a proposta de lançar desafios e avaliar as condições do mercado, a capital pernambucana sedia o 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA), entre os dias 01 e 04 de junho, no Centro de Convenções. Com o tema “Arquitetura em Transição”, renomados arquitetos vão debater a ótica da arquitetura contemporânea.

A expectativa da organização é que três mil pessoas, não apenas profissionais da área, mas toda a cadeia produtiva da construção e a sociedade em geral, circulem pelo local. Promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o congresso é realizado por seus departamentos estaduais desde 1945. Após 50 anos, Recife promove pela segunda vez o encontro que já foi sediado nas principais cidades do país.

Entre os nomes confirmados para ministrar palestras, oito internacionais, como Joseph Rykwert, Solano Benitez, Yung Ho Chang e Bernardo Secchi. Além da presença confirmada de 40 palestrantes nacionais como Álvaro Puntoni, Fernando Diniz Moreira, Fernando Serapião, Hugo Segawa, Maísa Veloso, Mário Biselli e Pedro Manuel Rivaben de Sales.

Para a presidente do IAB de Pernambuco, Vitória Régia Andrade, o congresso reunirá comunicação, tecnologia e criatividade. “Todos os envolvidos estarão interessados em construir coletivamente novos paradigmas para uma ocupação inteligente do território, dos ambientes urbanos e da moradia dos brasileiros”.

As inscrições para os quatro dias de evento variam entre R$ 125 e R$ 600, para estudantes e profissionais e poderão ser feitas através do site: www.19cba.com.br.

PATROCÍNIO - O 19º Congresso Brasileiro de Arquitetura conta com patrocínio das Tintas Iquine e Governo do Estado de Pernambuco.

IAB - O Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB, entidade máxima de representação dos arquitetos no Brasil, fundado em 1921, na cidade do Rio de Janeiro, é o realizador do 19º Congresso Brasileiro de Arquitetos por intermédio do Departamento do Estado de Pernambuco, IAB-PE, fundado 1951.

O IAB PE surgiu da união de um grupo pioneiro de aproximadamente 20 membros representativo de uma geração de arquitetos sob um mesmo ideal: a afirmação profissional. Hoje ele possui cerca de 500 associados e já realizou o V Congresso Brasileiro de Arquitetura, em 1957.

Desde sua origem o IAB é uma presença constante nos debates tanto em questões práticas da profissão, da educação superior e do trabalho para a consolidação do arquiteto como o construtor de um ambiente igualitário e sustentável para os brasileiros.

Comentários