CADEIA PRODUTIVA MOVELEIRA DA SERRA RECEBE INCENTIVO PARA INTEGRAÇÃO

MPEs moveleiras e fornecedores de máquinas, ferramentas e componentes para o setor reúnem-se nesta quinta-feira, 29 de abril, em Bento Gonçalves(RS). Trata-se do primeiro encontro com o objetivo de integrar a cadeia produtiva do segmento na região. A iniciativa é do Serviço de Apoio às Micro e pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e Associação dos Fabricantes de Ferramentas e Máquinas para a Indústria Moveleira (Affemaq).

As MPEs, que estarão reunidas no Hotel Dall’Onder, são do Polo de Móveis da Serra Gaúcha e do projeto Incrementar as Indústrias de Máquinas e Componentes para a Indústria Moveleira da Serra Gaúcha - ambas iniciativas do Sebrae/RS. Para a gestora da instituição, Noeli Marta Turcatel, a união dos elos da cadeia produtiva possibilitará aos empresários um conhecimento mais amplo do mercado e de seus atores. “As empresas produtoras de móveis possuem uma aproximação comercial com alguns fornecedores, mas precisam estreitar estes laços para possibilitar uma troca mais efetiva de experiências e negócios”, complementa.

Para a reunião desta quinta-feira estão confirmadas dez empresas de Lagoa Vermelha, três de Bento Gonçalves e duas de Caxias do Sul. Entre elas, a Wirutex - produz ferramentas para a indústria moveleira, como serras e brocas – e a metalúrgica Basso – especializada em maquinário, peças e usinagem. O proprietário de ambas, Hermes Basso, trabalha há nove anos no setor e, para ele os moveleiros de Lagoa Vermelha terão a oportunidade de conhecer o trabalho da Affemaq. “Queremos reduzir qualquer distanciamento, ouvir as dificuldades e identificar os principais gargalos”, afirmou Basso, que também é integrante da associação.

Conforme Noeli, para o decorrer do ano a ideia é realizar novas edições desses encontros de aproximação das cadeias produtivas em outros municípios do Estado, agregando mais conhecimento e possibilitando novos negócios. Ela também adianta que, posteriormente, estas primeiras reuniões servirão de guias para novas integrações de outras cadeias produtivas. “Planejamos criar uma ação semelhante unindo outros setores econômicos, como a indústria de construção civil; o projeto está em andamento”, revela a gestora do Sebrae/RS.

Sobre a Affemaq
Fundada em 26 de julho de 2004, em Bento Gonçalves, a Associação dos Fabricantes de Ferramentas e Máquinas para a Indústria Moveleira (Affemaq) nasceu a partir do projeto Empreender, iniciativa do Sebrae/RS. Focada no corporativismo, a Affemaq oferece diversas soluções aos seus 16 associados, como a participação em feiras de negócios, oportunizando maior praticidade no acesso a novas soluções tecnológicas.
A Affemaq conta com o apoio do Centro da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) do município, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Bento Gonçalves (Simmme), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, por meio do Centro tecnológico do Mobiliário (SEnai/Cetemo), Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Sindicato das Indústrias do Mobiliário (Sindimóveis), Centro Gestor Moveleiro e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai).

Comentários