APEX-BRASIL PROMOVE O " BRASIL TRADE AFRICA 2010" , DE 07 A 09 DE ABRIL EM SÃO PAULO

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) promove o "Brasil Trade Africa 2010", de 7 a 9 de abril, em São Paulo, trazendo vinte empresários de países da África para participar de rodadas de negócios com cerca de 70 empresas brasileiras comerciais exportadoras. Essas empresas representam micro, pequenas e médias indústrias nacionais dos setores de alimentos e bebidas, vestuário e calçados, autopeças, produtos eletrônicos, casa e construção e cosméticos.

O objetivo do projeto é aumentar a participação das micro, pequenas e médias empresas brasileiras nas exportações do país por meio de empresas Comerciais Exportadoras e Tradings Companies. A expectativa é de realizar mais de 500 rodadas de negócios criando novas oportunidades de exportação para as empresa brasileiras.

O Brasil Trade Africa 2010, em São Paulo, dá continuidade à Missão Brasil Trade Africa 2009, organizada pela Apex-Brasil, que gerou excelente resultado com a realização de negócios imediatos e futuros da ordem de US$ 44 milhões. As duas ações fazem parte do Projeto Trading, lançado pela Apex-Brasil em 2008.

Resultados da Missão Brasil Trade Africa 2009

A Missão Brasil Trade Africa, realizada em setembro de 2009, em Johanesburgo (África do Sul), gerou US$ 40 milhões em negócios, segundo empresários brasileiros. O setor de alimentos representou 70% do total dos acordos fechados. Participaram da missão 150 compradores de 11 países da África e 34 tradings brasileiras de sete estados cujos produtos expostos são fabricados por 376 indústrias de pequeno porte.

Próxima missão será em Dubai

A missão Brasil Trade Dubai, outra ação do Projeto Tradings, será realizada entre os dias 9 e 13 de maio, em Dubai (Emirados Árabes). Cerca de 30 empresas brasileiras comerciais exportadoras participarão de dois dias de rodadas de negócios com compradores do Oriente Médio. São empresas dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção e autopeças. Outro projeto já confirmado para 2010 é o Brasil Trade Sudeste Asiático, que terá rodadas de negócios em Xangai (China) com importadores das regiões do sudeste asiático.

Otimizando recursos e aproximando empresas do mercado internacional

Buscando novas estratégias para promover o aumento das exportações brasileiras e otimizar esforços, a Apex-Brasil idealizou esse Projeto reconhecendo a importância do papel das Comerciais Exportadoras no comércio exterior e envolvendo micro, pequenas e médias empresas e compradores internacionais.

Estudo da Apex-Brasil com a Fundação Getúlio Vargas delineou o perfil do setor de tradings, os principais problemas e as sugestões de solução. No Brasil, 29% das empresas exportadoras são tradings, responsáveis por 10,5% do valor total de exportações do país. Em 2008, segundo este estudo, havia em atividade no país cerca de 6 mil tradings, que exportaram US$ 20,7 bilhões. Segundo Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil, “As tradings são suporte importante para a nossa política de exportação e podem contribuir muito para o aumento das exportações brasileiras.”

Diversas ações setoriais, como reuniões de negócios, foram realizadas em cooperação com entidades parceiras, e foi organizado um banco de dados, com acesso gratuito pela Internet, que abrange 560 tradings selecionadas pela Apex-Brasil. Três grandes eventos realizados geraram US$ 74 milhões em negócios.

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