ANIVERSÁRIO DE FORTALEZA É COMEMORADO DURANTE TODO O MÊS DE ABRIL

No próximo dia 13 de abril, Fortaleza comemora 284 anos e para festejar a data a Prefeitura Municipal prepara uma festa que é uma ode à Cidade e à cidadania. Durante todo o mês de abril, em vários lugares afetivos e históricos, serão realizados shows, exibições de vídeos, mostra de artes visuais, espetáculos de dança, contação de histórias, seminário sobre o patrimônio material e imaterial de Fortaleza, entre outras ações.

No dia 13, a programação começa logo ao alvorecer, quando grupos de afoxé, maracatu, bumba-meu-boi, quadrilha, fanfarra e reisado saúdam os usuários dos terminais de ônibus de Fortaleza, ao mesmo tempo em que os convidam para o ápice da festa, à noite, no Aterrinho da Praia de Iracema, a partir das 18 horas.

No Aterrinho, haverá shows locais da Marimbanda e dos cantores Aparecida Silvino, Edmar Gonçalves, David Duarte, Fátima Santos, Pingo de Fortaleza e Marcus Caffé. Juntos, eles fazem uma homenagem ao fortalezense e sua musicalidade. As apresentações locais abrem alas para os shows nacionais de Moraes Moreira e Seu Jorge, que presenteiam a Cidade.

Com 40 anos de carreira, Moraes Moreira tem muito a contar. São 40 discos, quase 500 músicas gravadas. E um lado compositor destacado pelas inúmeras e belas versões de suas músicas realizadas por grandes intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB). É essa trajetória de sucesso que sobe ao palco do Aterrinho para celebrar os 284 anos de Fortaleza. Após o show do baiano, será a vez de Seu Jorge colocar o público para dançar, com o show “América Brasil”.

Mas a comemoração não para por aí. A criançada e a juventude ganham uma programação especial. De manhã, no Parque da Liberdade (Cidade da Criança), será desenvolvido o projeto “As quatro estações da criança”, com várias atividades lúdicas e artísticas para todas as crianças. À tarde, no CUCA Che Guevara (Barra do Ceará) haverá a exibição do documentário “Selva de Pedra - A Fortaleza Noiada”, produzido pela ONG Central Única das Favelas do Ceará (Cufa).

A exibição do vídeo irá puxar um debate sobre a problemática das drogas e da violência social. Em seguida, show com um dos mais influentes rappers do Brasil, o carioca MV Bill, que traz a Fortaleza o show “O bonde não para”, com um repertório variado com os principais sucessos de sua carreira.

Além das atrações musicais, Fortaleza ganha o lançamento do vídeo coletivo “Se Essa Rua Fosse Minha”; a realização do 61º Salão de Abril “Qual o lugar da arte?”, com obras de arte instaladas em ruas, praças e na Galeria Antônio Bandeira, transformando a cidade numa galeria a céu aberto; a intervenção “Varal ao Vento”, do artista plástico Bosco Lisboa. E ainda atividades literárias (contação de histórias, oficinas, espetáculo teatral e sarau poético) que terão lugar no Passeio Público, no dia Mundial do Livro - 23 de abril -, a partir das 8h30min.

Comentários