5º NIKKEY MATSURI, O FESTIVAL JAPONÊS DE SÃO PAULO, SERÁ NOS DIAS 24 E 25 DE ABRIL

O Festival Nikkey Matsuri 2010, tradicional evento de cultura japonesa, será realizado nos dias 24 e 25 deste mês de abril no Clube Escola Jardim São Paulo, rua Viri, 425, ao lado da estação do Metrô, a melhor opção para se chegar ao local. Nos dois dias de realização, das 10 às 20 horas, o Festival contará com apresentações de odori (danças folclóricas), taikô (tambor japonês), com as presenças dos grupos Requios Gueinou Doukokai,o Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil e o Himawari Taikô, além de música, kendô, ninjutsu (arte dos ninjas), oficinas de artes como origami e kirigami, cosplay e outras manifestações da cultura japonesa. Na parte artística, estão confirmadas as presenças de intérpretes consagrados da comunidade nipo-brasileira como Joe Hirata entre outros.

Interação com o público - As apresentações de odori (danças típicas), taiko (tambor japonês), artes marciais (kendô e ninjutsu), koto e shamissen (instrumentos musicais), cosplay, ao lado de consagrados intérpretes da comunidade, são atrativos para que um grande público, de todas as idades possa apreciar essas manifestações em um ambiente familiar, decorado com temas da cultura japonesa. No Festival Nikkey Matsuri, o público tem a oportunidade de interagir em atividades como oficinas e workshops de origami (dobraduras de papel), shodo (caligafia japonesa), anime mangá (desenhos) e ikebana (arranjo floral) etc. Nas salas internas do Clube Escola, haverá mostras e exposições de fotos e peças do acervo do Consulado Geral do Japão, Fundação Japão e Bunkyo - Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social.

Gastronomia é atração - A praça da alimentação, organizada pelas entidades promotoras, é um atrativo à parte. A seleção do cardápio é levada tão a sério que ela é decidida por uma comissão. Todos os anos, cada vez mais, paulistanos de todas as partes da cidade se deslocam até o Festival para assistirem às apresentações de palco e saborear iguarias como sushi, tempurá, udon e yakissoba. Na última edição, o yakissoba manteve a dianteira como o prato preferido do público, seguido do tempurá e do temaki, uma novidade cada vez mais aprovada pelos jovens.Na praça de alimentação, o festival Nikkey Matsuri terá ainda iguarias que são conhecidas do público, como harumaki, okinawa sobá e delicias brasileiras como o pastel e sanduíches especiais. A seção de doces estará recheada de guloseimas japonesas e brasileiras como sucos naturais, açaí e sorvetes.

Solidariedade é a marca do evento - O Festival Nikkey Matsuri, como nos anos anteriores, contará com a participação das quatro entidades assistenciais da comunidade nipo-brasileira Yassuragui Home, Kibô no Iê, Ikoi no Sono e Kodomo no Sono. Além disso, no domingo, dia 25, a Soho Hair International disponibilizará uma equipe de profissionais para corte de cabelo a preços populares. A arrecadação dessa ação será integralmente destinada a entidades assistenciais indicadas pela Comissão Organizadora e pelo Clube Escola Jardim São Paulo. No ano passado, a renda do “Soho Solidário” foi destinada ao Yassurague Home e ao Espaço Vida, entidade assistencial da zona Norte da Capital. As quatro entidades assistenciais da comunidade nipo-brasileira (Yassurague Home, Kibô no Iê, Kodomo no Sono Ikoi no Sono), prometem muitas novidades nas seções de gastronomia e artesanato.


Público recorde no 5º Nikkey Matsuri

Na última edição, o Festival levou cerca de 30 mil pessoas nos dois dias de realização, no Clube Escola Jardim São Paulo.“A expectativa da comissão organizadora é que o Festival Nikkey Matsuri 2010 tenha público recorde", destaca o presidente, Toshiaki Tamae. Para este ano, as atrações de palco ganharão novos personagens com a realização do evento de anime mangá em parceria com a Yamato Corporation, que deverá levar cerca de cinco mil novos jovens e adolescentes ao local. O lançamento do 5º Nikkey Matsuri ocorreu no dia 23 de fevereiro, em concorrido coquetel, com a presença de dirigentes da comunidade nipo-brasileira, empresários, jornalistas e parceiros, no salão nobre do Bunkyo, na Liberdade.

As apresentações de taikô no Festival Nikkey Matsuri são tema da exposição fotográfica "Taikô ensaio fotográfico de tambores japoneses no Nikkey Matsuri", que neste mês está na estação Largo Treze, no centro de Santo Amaro. A mostra, que conta com os 38 trabalhos de Fran Rojas, já esteve nas estações Jardim São Paulo e Ana Rosa.

O Nikkey Matsuri é organizado pelas seguintes entidades nikkeis: ACET – Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, ACEOVM – Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, ACENBI – Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Imirim, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira Vila Nova Cachoeirinha, Associação Cultural e Esportiva Campo Limpo, UCEG – União Cultural e Esportiva Guarulhense, ANC – Anhanguera Nikkei Clube e São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube.

Mais informações, inclusive fotos das edições anteriores do Festival, podem ser acessadas no site
www.nikkeymatsuri.nw.org.br

Comentários