5 º FESTIVAL BRASIL SABOR É ABERTO EM MANAUS

Castanhas da Amazônia, jambú, banana pacova, pupunha, tucupi e cupuaçu foram alguns dos ingredientes apresentados na abertura. Nem mesmo a polêmica tartaruga, certificada pelo IBAMA, faltou.

Promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-AM), em parceria com o Ministério do Turismo, Sebrae, Manaustur e Amazonastur, e apoio de todo o trade turístico do Amazonas, foi aberto nesta quinta-feira, dia 15, o 5º Festival Brasil Sabor 2010. O evento aconteceu no salão Ponta Negra, do Tropical Hotel, e contou com a presença de centenas de pessoas.

Durante o lançamento, os restaurantes participantes apresentaram seus pratos para especialistas em culinária e gastronomia, jornalistas e formadores de opinião em 47 ilhas de degustação.

Considerado o maior festival gastronômico do Mundo, durante 30 dias proporcionará aos clientes destes estabelecimentos a apreciação de pratos especiais que concorrerão entre si. Os pratos concorrentes, além de inéditos, revelam os sabores exóticos da Amazônia através de receitas variadas e criativas.

A novidade deste ano fica por conta da realização de oficinas e workshops com empresários e funcionários dos restaurantes, visando prepará-los ainda mais para projetos futuros, em especial a realização da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

A escolha dos pratos vencedores do 5º Festival Brasil Saber acontecerá através dos votos de uma comissão julgadora formada por especialistas em gastronomia, que vai apontar dez restaurantes destaques. Todos os participantes terão suas receitas publicadas na terceira edição do livro “Segredos dos Chef’s”.

Segundo o presidente da Abrasel-AM, Felix Aquino, o objetivo do Festival é valorizar os sabores amazônicos e mostrar que podem ser destaque no cenário nacional e internacional. “E ainda promover a gastronomia brasileira como um diferencial competitivo para o setor de turismo do País”, afirmou.



Boas notícias em Manaus – O novo secretário de Turismo de Manaus, Arlindo Júnior, começou com o pé direito. Mesmo sem estar totalmente instalado e comandando a Manaustur em sede improvisada, vez questão de reunir com o trade turístico na tarde desta sexta-feira. No encontro, demonstração de humildade e vontade de acertar. Solicitou a todos que participem com sugestões, idéias, projetos e até mesmo críticas. “Vocês entendem muito mais de turismo do que eu, pois estão nesse meio praticamente a vida inteira. Mas quero muito aprender mais e ajudar”, disse.

Participaram do encontro as seguintes entidades: Abrajet, Abav, Convention Bureau, Sindegtur, Abbtur, Abeta, Abih. O novo secretário prometeu interação total com o trade turístico em benefício da cidade. É o que todos querem.

Comentários