VENTOS MODERNOS

O condomínio residencial Neo foi concebido para ser o primeiro empreendimento com produção de energia eólica no Brasil, num conceito inédito de sustentabilidade batizado de Next Generation.

Localizado no bairro Novo Campeche em Florianópolis (SC), o projeto prevê a instalação de duas turbinas de vento - uma em cada torre residencial - para o aquecimento da água consumida pelos 24 apartamentos do condomínio.

Esqueça as enormes hélices que movem as turbinas eólicas de grande porte espalhadas pelo mundo: o equipamento da Helix Wind escolhido para o empreendimento possui dimensões reduzidas e se destaca pelo design vertical de alta tecnologia e com forte apelo estético.

Desenvolvida nos Estados Unidos e trazida para o Brasil pelo arquiteto e urbanista paulista Jaques Suchodolski, a turbina utiliza um moderno sistema de captação vertical, em turbinas que medem – 1,20m de diâmetro e 6,00m de altura - e são capazes de gerar cerca de 5 kilowatts cada, de maneira silenciosa e segura - uma configuração ideal para a instalação em casas e edifícios.

Ao olhar desavisado, o design sofisticado que aproveita ao máximo a força do vento para gerar energia, a princípio pode parecer apenas uma moderna escultura de uma coluna helicoidal, colocada na torre de máquinas de um prédio de alto padrão para conferir algum charme e “diferencial”.

Com a energia do vento e a captação complementar da energia do sol através de painéis solares, as coberturas das duas torres baixas que integram o projeto residencial passam a se constituir em eficientes fontes de energia limpa, sustentável e com emissão zero de carbono.
A adoção de um sistema de tratamento de efluentes promove a reutilização da água consumida, para uso nos jardins e áreas comuns e o uso inteligente dos sanitários - iniciativas funcionais que possibilitam a redução de 50% no consumo de água de todo o condomínio. A energia produzida em forma de água quente, será armazenada em reservatórios nas torres das caixas d`água.
O uso racional dos recursos naturais é hoje um atrativo substancial em um empreendimento imobiliário de alto padrão. A cidade de Florianópolis há décadas atrai imigrantes de todas as procedências, que tem como traço comum, a busca da qualidade de vida a partir de um contato mais próximo com a natureza.
Jaques se incluiu nesse grupo, após ter percorrido uma extensa trajetória profissional, com passagens pelos escritórios de Paulo Mendes da Rocha e Joaquim Guedes, coordenação de desenho urbano para o PICCED-Pratt Institute de Nova York, autoria de projetos que montam mais de 2.000 unidades residenciais e co-autoria em projetos de reurbanização das marginais dos rios da capital paulista.
Dedicado a integrar soluções tecnológicas na indústria da construção civil, Jaques - radicado em Florianópolis há cerca de dois anos - procurou desenvolver um projeto que pudesse refletir estes valores de forma decisiva na cultura construtiva da cidade: “O condomínio não irá utilizar nenhum combustível fóssil e o custo de aquecimento d´água será próximo de zero”, ressalta ele.
A escolha do local do Neo não se deu por acaso. Situado em uma área geográfica central – entre as praias de mar aberto da Joaquina e do Campeche no leste da ilha de Santa Catarina -, o Novo Campeche é um bairro planejado, cercado por áreas de preservação ambiental, que atrai um público de alto poder aquisitivo e sensível à questão do desenvolvimento sustentável.
“A localização privilegiada em termos de mobilidade e beleza, somada ao apelo da natureza e dos esportes radicais, atraem um público de jovens empresários, que procuram este local para morar com suas famílias”, afirma Clévis Koakoski, diretor da Buzz Inteligência Imobiliária, responsável pela comercialização dos apartamentos, que serão construídos dentro de um terreno de 2 mil m2.
Incorporado pela Asas Incorporações e Habitat Ltda e executado pela Seleta Engenharia Ltda, com lançamento oficial em março de 2010 e conclusão das obras previstas para o verão de 2012, o Neo promete ser tornar o propulsor de uma série de empreendimentos imobiliários a se utilizarem de energia eólica no Brasil, dentro do conceito Next Generation.
Diante desta perspectiva, Jaques aponta para a função primordial - e por vezes perdida - da arquitetura como ferramenta para uma melhor qualidade de vida: “Acredito que a transformação positiva do espaço pelo homem só é possível através da arte embasada em tecnologia e da ciência”, afirma.
Links:

www.helixwind.com
www.seletaengenharia.com.br
www.buzzii.com.br
Mais Informações: Jaques Suchodolski – (48) 99170828

Comentários