PROFISSIONAIS DA COSTA RICA CHEGAM AO BRASIL PARA APRESENTAR PRÁTICAS QUE FAZEM DO PAÍS UM DESTINO TURÍSTICO SUSTENTÁVEL

Terceira edição do evento, realizado por Santander e Sebrae, alcançará São Paulo, Brasília e Salvador

O Sebrae e o Grupo Santander Brasil realizam, juntos, em abril, a terceira edição do seminário “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo”, que nos dois últimos anos reuniu autoridades e empresários do segmento para trocar informações e compartilhar experiências de sucesso. Desta vez, os especialistas vão discutir e apresentar o caso da Costa Rica, considerado um dos países mais avançados no que tange ao turismo sustentável.

Em 5 de abril, o evento acontece das 9h às 17h em São Paulo, na sede do Santander (Av. Presidente Juscelino Kubitscheck, 2235, Vila Olímpia); no dia 7, mesmo horário, é a vez de Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães (SDS – Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste); e dois dias depois, a programação se repete em Salvador, que recebe os palestrantes no Auditório Orlando Moscozo (R. Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia).

“A indústria do turismo é hoje um dos maiores geradores de receitas e empregos no mundo. Se considerarmos todos os atributos culturais, ambientais e geográficos que temos no Brasil e a complexa cadeia de valor que envolve, o potencial de crescimento do setor é enorme, sobretudo com os eventos da Copa do Mundo e Olimpíadas pela frente”, diz Júlio Bin, superintendente de Negócios Sustentáveis do Santander e responsável pelo programa Santander Turismo Sustentável. “É uma hora mais do que oportuna para pensarmos na sustentabilidade dessa indústria. No nosso ponto de vista, esse crescimento pode ser sustentável , minimizando os impactos ambientais, preservando as tradições e culturas, e beneficiando as comunidades locais dos destinos turísticos”.

No seminário, os convidados vão conhecer as experiências praticadas pela Costa Rica que a elevaram à condição melhor destino sustentável internacional e local mais visitado na América Central. Para chegar a essa posição, o país desenvolveu um sistema de certificação que abrange toda a cadeia de valor do Turismo e trata de aspectos ambientais e sociais; definiu 23% do seu território como área de proteção ambiental; e se prepara para compensar todas as suas emissões de carbono até 2021.

“Temos muito a aprender com a historia de sucesso da Costa Rica tanto do ponto de vista de negócios como de sustentabilidade. Os seminários trazem a possibilidade de interação e troca de experiências com empresários e profissionais que implementaram a gestão e práticas sustentáveis em suas operações”, finaliza o executivo do Santander

Para Ricardo Guedes, gerente da Unidade de Atendimento Coletivo, Comércio Varejista e Serviços do Sebrae, o Brasil tem apresentado um forte crescimento no turismo de natureza, ecológico e de aventura. Esses segmentos dependem basicamente da sustentabilidade e de políticas ambientais, já que o ecossistema é o seu insumo principal. “A certificação contribui diretamente para a garantia da preservação desse insumo, permitindo ao turista desfrutar desses serviços de forma segura e responsável. As micro e pequenas empresas são a grande maioria das empresas envolvidas em todos os segmentos do turismo, o que faz com que o Sebrae organize, em parceria com o Santander, esses seminários. Eles contribuem para a memória e aperfeiçoamento do setor, como um todo”, diz.
Os painéis terão palestrantes reconhecidos em nível mundial como Ana Baez, da Costa Rica, premiada internacionalmente no setor e envolvida em projetos no Brasil, Honduras, Guatemala, Cuba, entre outros; Ronald Sanabria, vice-presidente de Turismo Sustentável da Rain Forest Alliance; Alex Khajavi, fundador da NatureAir, primeira empresa aérea a compensar todas as suas emissões; Patrícia Forero, do departamento de pesquisa da Horizontes Nature Tours; e Glenn Jampol, professor da Universidade de Nova York, mestre em estudos ambientais e fundador do primeiro hotel boutique da Costa Rica.

O primeiro seminário sobre Turismo Sustentável empreendido por Santander e Sebrae aconteceu em 2008 e abordou o caso da Nova Zelândia. No ano passado, a segunda edição teve como tema as experiências da África do Sul. Como resultado desse ultimo evento foi formatada a Missão África do Sul Copa 2010, que levou uma comitiva de autoridades e empresários do Turismo nacional para conhecer de perto a preparação do país africano para a Copa do Mundo.

O evento, desta vez, tem apoio da embaixada Costa Rica, Rainforest Alliance, Planeta Sustentável e Ministério do Turismo. A produção é da Móbile e Anne Felicity Taylor.

Serviço
III Seminário: “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo – Caso Costa Rica”

São Paulo
Data: 5 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório do Grupo Santander - Avenida Juscelino Kubitscheck, 2235 – Vila Olímpia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: seminario@mobileprodutora.com.br

Brasília
Data: 7 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Centro de Convenções Ulisses Guimarães – SDS Eixo Monumental, Lote 5, Ala Oeste
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: gcallcenter@df.sebrae.com.br
Telefone: 0800 5700800

Salvador
Data: 9 de abril de 2010
Horário: 8h30 às 17h00
Local: Auditório Orlando Moscozo – Rua Horácio Cezar, 64, Dois de Julho, Ed. Sebrae Bahia
Informações: http://seminarioturismosustentavel.blogspot.com/
Inscrições gratuitas: seminario@mobileprodutora.com.br

Comentários