PREFEITA DE FORTALEZA E MINISTRO DO TURISMO ASSINARÃO SETE CONVÊNIOS PARA REALIZAÇÃO DE MELHORIAS NA INFRAESTRUTURA TURÍSTICA DE FORTALEZA

Nesta quarta-feira (3), a Prefeita, Luizianne Lins, e o Ministro do Turismo, Luiz Barretto, assinarão sete Convênios para a realização de melhorias na infraestrutura turística de Fortaleza, voltadas à preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014. Desses convênios, quatro compõem o Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR). A assinatura dos convênios será às 15 horas, no Salão Atenas do Seara Praia Hotel.
Os Convênios, firmados entre Prefeitura, através da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), e o Ministério de Turismo, prevêem: a Urbanização da Praça 31 de Março, na Praia do Futuro; as reformas da Praça Dr. Moreira de Souza, dos Canteiros Centrais das Avenidas Barão de Studart, Senador Virgílio Távora e Avenida Abolição e do Mercado Central; a Urbanização da Encosta do Conjunto Santa Tereza, o Fortalecimento Institucional da Gestão Municipal do Turismo e a Elaboração da Avaliação Ambiental Estratégica.
Para a Secretaria de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, “a assinatura dos convênios é de extrema importância para Fortaleza, pois as obras que serão iniciadas irão resolver demandas antigas da cidade. O Prodetur não é apenas um investimento turístico, mas também é uma forma de elevar a auto estima da população. Para Fortaleza ser boa para o visitante é preciso, primeiramente, ser boa para os fortalezenses”.
Na Praça 31 de Março, será desenvolvido um novo projeto paisagístico de requalificação do espaço, que inclui quadras de vôlei, quadra poliesportiva, pista de skate, pista de atletismo, área de lazer para as crianças e um espaço fechado. Já a requalificação da Praia de Iracema, que foi iniciada em fevereiro de 2008, consiste no restauro de prédios históricos, vias e passeios e contenção marítima. São aproximadamente 22 intervenções, em uma área que vai da Rua Almirante Tamandaré à Avenida Rui Barbosa.
A segunda fase da reforma do Mercado Central prevê a reorganização do pavimento inferior “Subsolo”, para aumentar a quantidade de vagas de estacionamento, criar novos espaços para lazer - como mini-anfiteatro e praça de convivência – e novas áreas para comércio “box”. A reforma inclui ainda o reforço das passarelas e pintura total do mercado com novas cores. Na Urbanização da Encosta do Conjunto Santa Tereza, serão construídas escadarias mirantes, quiosques, área de esportes e anfiteatro. Uma das escadarias dará acesso à futura estação do VLT (que deverá estar pronta para uso durante a Copa do Mundo de 2014).

Comentários