PÓLO COSTA DAS DUNAS DISCUTE CURSOS GRATUITOS PARA SETOR TURÍSTICO

O Conselho de Turismo do Polo Costa das Dunas se reúne na próxima segunda-feira (8), às 14h30, no Hotel Barreira Roxa, para discutir o plano de capacitação profissional voltado à população de Natal, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante. No total, a partir de maio, serão ministrados 59 cursos gratuitos, que beneficiarão cerca de 7.600 pessoas. A ação, realizada pelo Senac, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur II), financiado pelo BNB ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID, tem como intuito melhorar a prestação de serviços do setor nos municípios.



Durante o evento, realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banco do Nordeste, os integrantes do Polo poderão conhecer de que forma as qualificações serão distribuídas, entre as quais estão: barman, garçom, organizador de eventos, cozinheiro básico e idiomas (inglês, espanhol e italiano).



Segundo o diretor regional do Senac, Laumir Barreto, a intenção é capacitar, principalmente, pessoas de baixa renda que atuam em empreendimentos turísticos formais e informais. “O padrão é o mesmo dos cursos pagos, mas sem qualquer custo para o participante. Além disso, alguém que faz o curso de garçom, por exemplo, é um provável aluno de inglês. A preferência é que haja essa continuidade, para a formação ser mais completa”, diz.



Para Barreto, “esse projeto trará um grande diferencial para os profissionais que trabalharão na Copa do Mundo de 2014. Enquanto muitos estados ainda estão elaborando projetos para realizar ações como essa, o Rio Grande do Norte já está à frente”.



Na ocasião, os conselheiros também retomarão a discussão sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (Pdits), projeto de longo prazo que visa fortalecer o setor nos 18 municípios integrantes do Polo Costa das Dunas. Por meio das informações obtidas, as dificuldades locais são identificadas para que os investimentos necessários sejam realizados.

__________

Comentários