MINISTRO DIZ QUE BNB PROATUR-COPA É PONTAPÉ PARA MELHORAR HOTELARIA

“O BNB Proatur-Copa é um pontapé na tarefa prioritária de dotar Natal, Salvador, Recife e Fortaleza, capitais onde ocorrerão jogos da Copa do Mundo de 2014, de uma melhor infraestrutura hoteleira, aproveitando-se a grande oportunidade que representa a realização dessa competição esportiva no Brasil”.
A afirmação é do ministro do Turismo, Luiz Barretto, ao lançar, hoje (dia 3), em Fortaleza (CE), o BNB Proatur-Copa, programa idealizado dentro do Programa de Apoio ao Turismo Regional (Proatur). Serão disponibilizados aos empreendedores, em 2010, recursos no valor de R$ 523,6 milhões, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e de recursos internos do Banco do Nordeste.
O ministro destacou que “não há, no Brasil, financiamento com taxa de juros melhor do que a do Proatur”, acrescentando que “a ampliação do crédito e o aumento dos prazos reforçam a atividade indutora de bancos públicos, como o BNB, no trabalho de repensar, induzir e facilitar o desenvolvimento da Região”.
Ao lançamento do programa compareceram o vice-governador da Paraíba, Luciano Cartaxo, secretários de Turismo de estados e municípios nordestinos e representantes de entidades do trade turístico, a exemplo da Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Associação Brasileira das Agências de Viagens (ABAV).
Prioridade
Na ocasião, o diretor de Gestão do Desenvolvimento do BNB, José Sydrião de Alencar Júnior, anunciou que, havendo demanda, mais recursos serão alocados ao programa, considerando que o turismo é setor prioritário para a Instituição e decisão estratégica.
Ele destacou as condições favoráveis de juros e prazos do Proatur, “inexistentes no mercado”, ressaltando ainda a preocupação do Banco em expandir os financiamentos para todos os polos que são destinos turísticos no Nordeste, interiorizando o turismo para cidades de médio porte. Sydrião argumentou que o turismo, dentre os demais setores da economia regional, registra o maior impacto na geração de emprego e renda.
Já o diretor de Negócios do BNB, Paulo Sérgio Rebouças Ferraro, salientou a elevação dos prazos de financiamento para 20 anos, no caso de construção de hotéis, e para 15 anos, no caso de reformas; e disse que o turismo, além de ter capacidade de alavancar outros 50 setores da economia regional, constitui base sustentável da economia das capitais do Nordeste.
Prazos e limites
O BNB Proatur-Copa financia construção, ampliação e reforma de benfeitorias e instalações; veículos automotores; aquisição, conversão, modernização, reforma ou reparação de embarcações; máquinas e equipamentos, móveis e utensílios; capacitação de mão-de-obra; aquisição de meios de hospedagem já construídos ou em construção; capital de giro, dentre outros itens.
Os financiamentos do programa têm prazo de cinco até 20 anos, de acordo com a finalidade do projeto e dependendo da capacidade de pagamento do mutuário, e limites de 100%, para mini e pequenas empresas; de 85% a 95%, para médias empresas; e de 70% a 90%, para grandes empresas.

Comentários