GOVERNADORA DO RN , WILMA DE FARIA ASSINA 10 CONVÊNIOS COM UNIÃO QUE BENEFICIAM 50 MUNICÍPIOS DO RN

A governadora Wilma de Faria saudou os cerca de mil concluintes dos cursos de qualificação profissional e empresarial da área de turismo de seis municípios, presentes à solenidade de entrega de diplomas na manhã desta quarta-feira (24) no Centro de Convenções de Natal, lembrando que além dos investimentos em infra-estrutura que seu governo vem fazendo no setor, também está se preocupando em qualificar quem trabalha na área. "Quem trabalha nesta área sabe da importância de se tornar um profissional qualificado, porque hoje em dia não basta ser bom, tem que ser excelente", frisou.



O investimento de R$ 3,1 milhões no programa de qualificação, resultado de parceria dos governos federal e estadual, no entanto, foi apenas um dos motivos que levou várias autoridades, prefeitos e empresários do trade ao Centro de Convenções na manhã desta quarta-feira. Além de um momento de comemoração por investimentos já realizados, no caso a inauguração das novas instalações do Complexo ABC do Centro de Convenções, que foi todo climatizado com os auditórios e salas vips reestruturados, e que a governadora mereceu referência, em uma homenagem dos empresários pelos investimentos realizados no setor, o Estado também teve a liberação de mais verbas federais para otimizar a atividade no Rio Grande do Norte.



A governadora assinou 10 convênios para obras de infra-estrutura com o ministro do Turismo, Luiz Barreto, totalizando R$ 6,5 milhões de investimentos. Esses recursos irão contemplar quase 50 municípios do Rio Grande do Norte, dos Pólos Costa das Dunas, Costa Branca e Seridó – cada um com 16 cidades integrantes. Segundo o ministro Luiz Barreto, essa preocupação com o interior é necessária, para que um estado que vai sediar a Copa 2014 tenha mais destinos para o visitante, além de sua capital. "O mundial será a nossa grande chance de tornar o Brasil mais conhecido. A gente sabe que quanto mais atrativos tivermos, mais tempo o visitante fica nos estados", ressaltou.



Barreto enfatizou também a grande parceria de Wilma de Faria com o presidente Lula, o que tem rendido muitos investimentos estruturantes e também sociais para o Rio Grande do Norte. "Tenho um testemunho importante. A governadora sabe a importância desta atividade econômica para seu estado e tem sido uma grande parceira nossa. O presidente Lula tem um carinho muito especial por ela, por tudo que ela tem feito pelo Rio Grande do Norte", comentou.



O ministro citou a liberação de recursos para duplicação de estradas, saneamento de Pipa e Redinha, obras de mobilidade urbana garantidas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no RN. "Sabemos a importância desse estado e de outros nordestinos para o turismo do Brasil, e o governo federal tem interesse de ampliar essas parcerias", frisou.



A parceria entre União e Estado também foi destacada pelo secretário de Turismo, Fernando Fernandes. Segundo ressaltou, o governo federal dará uma grande ajuda aos Estados no mais recente Prodetur, o 3. Segundo ele, o Prodetur 1 e o 2 tinham contrapartidas estaduais e neste agora o governo federal é quem vai assumir tudo, "desonerando muito para os estados".



OLÁ TURISTA – O Ministério do Turismo lançou ainda o Olá Turista, idealizado em conseqüência da Copa do Mundo 2014, para as cidades-sede. Em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o projeto oferece cursos de inglês e espanhol, através da internet, para profissionais de todas as áreas do turismo, para que haja um atendimento de qualidade aos estrangeiros que virão ao país durante os jogos.



CAPACITAÇÃO - Os cursos de capacitação foram executados pelo Senac em Ceará-Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros e tiveram duração de um ano. O número de treinandos totalizou 4.361 alunos. O objetivo do programa é qualificar os serviços oferecidos pelos equipamentos turísticos e aumentar os postos de trabalho.

Comentários