FOI INSTALADA NESTA QUINTA FEIRA, NO RECIFE, A CÂMARA TEMÁTICA DE REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO. EM FERNANDO DE NORONHA, ASSUMIU NO SETOR CIVIL,JOÃO MEL0


Foi instalada nesta quinta-feira (25/03), no auditório do Sebrae, a Câmara Temática de Regionalização do Turismo. O comitê, formado por 22 integrantes, sendo 11 governamentais e mais 11 da sociedade civil, será o principal fórum de discussão para a definição de políticas públicas do Turismo.

“A Câmara está alinhada com as políticas do Ministério do Turismo, isto quer dizer que teremos mais agilidade para captar recursos os federais para projetos de qualificação de mão de obra e dos destinos”, destacou o presidente da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Gilberto Pimentel.

O presidente explicou que a partir de agora todos os projetos para a interiorização do turismo devem passar pela Câmara Temática. Ele destacou, no entanto, que caberá aos componentes a missão de elaborar propostas que contemplem as regiões de desenvolvimento. “Temos que pensar de maneira integrada. Não adianta um município apresentar uma idéia isolada. A intenção é que os integrantes deste fórum discutam entre si e apresentem projetos que beneficiem a região inteira”, disse.

Gilberto Pimentel esclareceu que os debates para a composição da Câmara foram iniciados pelo Governo do Estado em 2009, com a criação das Instâncias de Governança. A Coordenadora de Regionalização do Ministério do Turismo, Ana Clévia Guerreiro, participou da instalação da Câmara Temática de Regionalização. “A criação das Câmaras é uma indicação do Ministério e todos os estados brasileiros devem criar as suas”, salientou. As reuniões do fórum em Pernambuco serão trimestrais, em caráter itinerante. A próxima está agendada para o dia 14 de abril, em Moreno, quando será aprovado o estatuto e preenchidas as vacâncias.

Veja como ficou a composição da Câmara.

Coordenador- Setor público- Renato Lins (Recife)
Relatora – Setor público- Isabel Gonçaves Bezerra (Lagoa do Carro)

Região da Crença e da Arte:
Setor público- Albérico Pacheco (Arcoverde)
Sociedade civil- indefinido

Região Águas da Mata Sul:
Sociedade civil- Melânia Vieira (Quipapá)
Setor público- Martha Muniz (Quipapá)

Fernando de Noronha:
Sociedade civil- João Melo
Setor público- Luciana Carvalho

Região da Poesia e da Cantoria:
Sociedade civil- Graça Pereira (Tabira)
Setor público- Wagner Nascimento (Afogados da Ingazeira)

Região Cangaço e Lampião:
Sociedade civil- Pedro Júnior (Triunfo)
Setor público- Naílson Gomes (Serra Talhada)
Região da Moda e Confecção:
Sociedade civil- indefinido
Setor público- indefinido

Região do Forró e Baião de Luiz Gonzaga:
Sociedade civil- Márcia Aleixo (Bezerros)
Setor público- João Carlos Oliveira (Gravatá)

Região da História e do Mar:
Sociedade civil- Renato Barbosa Lins (Recife)

NA FOTO JOAO MELO, PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DAS HOSPEDARIAS DOMICILIARES DE FERNANDO DE NORONHA EMPOSSADO NA CÂMARA TEMÁTICA DE REGIONALIZAÇÃO

Comentários