EM PORTUGAL MUSEU DOS DESCOBRIMENTOS RECRIA CHEGADA DE CABRAL AO BRASIL





Atravessar o oceano e acompanhar a chegada ao Brasil presenciando o encontro de dois povos distintos e o início de um país com uma biodiversidade impressionante. Isto é apenas um gostinho do que pode ser degustado no Museu dos Descobrimentos, no Centro Interpretativo “À Descoberta do Novo Mundo”, em Belmonte, na Serra da estrela, em Portugal, que recria a saga de Pedro Álvares Cabral, com um espaço reservado para o Brasil e Porto Seguro (BA). Lá é possível conhecer toda a história dos descobrimentos portugueses em 16 salas modernas e interativas. A preocupação com os detalhes é impressionante, tanto que na sala do Brasil, o clima foi alterado para lembrar a temperatura dos trópicos.
O espaço funciona nas antigas casas da família de Pedro Álvares Cabral, no Solar dos Cabrais, construído no século XVIII depois da destruição por um incêndio da outra residência da família, o Paço do Castelo de Belmonte. Trata-se do primeiro espaço museológico dedicado à interpretação e divulgação dos descobrimentos portugueses. É um espaço de conhecimento, emoções, sensações e de memória aliado a uma forte componente multimídia e interativa que possibilita ao visitante uma viagem de cinco séculos pela história de uma das maiores nações do mundo.
Na verdade, é possível se “deslocar” até ao século XV, onde o visitante poderá sentir a viagem e todo o processo dos descobrimentos, desde a caracterização da população de Portugal e do Brasil, até a sua cultura. Os turistas têm a oportunidade de saber como foi a preparação da ida à Índia, sentir a viagem por alto mar e a chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil. Também são retratados aspectos como o clima tropical, a paisagem, a biodiversidade brasileira – com mais de 2,5 mil frutos - as suas referências musicais e a sua cultura e a consequente miscigenação entre os diferentes povos. Neste espaço museológico, o visitante poderá sentir “in loco” as emoções, a terra quente do Brasil, a angústia dos marinheiros e muito mais.
Ainda no museu, os visitantes poderão aprender como se preparava uma Nau para uma viagem de longos meses, como se navegava guiado pelas estrelas, como ocorreram os primeiros contatos ou mesmo como se construiu socialmente e urbanisticamente o Brasil. Além disso, o espaço apresenta a interação entre os povos, a história e as relações luso-brasileiras, desde o primeiro contato até os dias atuais

Comentários