DEU NO DIARIO DO TURISMO ON LINE DE SÃO PAULO- ESTUDO DE SUPORTE DE CARGA DEFINIRÁ FUTURO DE FERNANDO DE NORONHA

Turismo Puro
13/3/2010
Estudo de Suporte de Carga definirá futuro de Fernando de Noronha
Paulo Atzingen*
Uma taxa de preservação ambiental no valor de R$ 38 é cobrada por dia de todo turista que pisa na ilha, que deverá ter feito por antecedência sua reserva em uma das 115 pousadas do arquipélago




Fernando de Noronha – Um estudo elaborado por uma empresa especializada em consultoria sócio-ambiental irá ser entregue até o final do mês de março ao ministro do Meio Ambiente Carlos Minc, que segundo João Maria de Melo, presidente da Associação de Pousadas de Fernando de Noronha, visitará a ilha neste mês. Este trabalho, denominado Estudo de Suporte de Carga, é uma espécie de plano de manejo de Fernando de Noronha, distrito pertencente ao Estado de Pernambuco. Esse plano, inédito no Brasil até então, pretende minimizar, ou até anular, qualquer tipo de impacto sócio-ambiental que o arquipélago possa ter nos próximos 20 anos.

“Será assinado um termo de compromisso com o Ministério do Meio Ambiente, em que todas as partes envolvidas, governo, comunidade, Organizações não Governamentais possam de uma forma ou de outra manter o equilíbrio do arquipélago de forma sustentável”, afirmou ao DT João Maria.

De acordo com Maria, as normas ambientais de Noronha hoje são regidas por um Decreto Distrital, e uma das principais diretrizes deste decreto é a entrada de um número limitado de turistas por dia. “Fernando de Noronha recebe hoje, por dia um número limitado de 252 turistas. Todo dia tem gente chegando e gente saindo; é preciso um controle rigoroso para manter os ecossistemas da ilha intactos, além de saber manter equilibrada a demanda de nossos recursos; a água, por exemplo, ela precisa ser desanilizada para o uso ”, explica João Maria.

Uma taxa de preservação ambiental no valor de R$ 38 é cobrada por dia de todo turista que pisa na ilha, que deverá ter feito com antecedência sua reserva em uma das 115 pousadas do arquipélago. Só é autorizado a sair do aeroporto o turista que justifica sua permanência na ilha, com essa reserva prévia.

Atualmente apenas duas companhias aéreas, a Gol e a Trip, operam os trechos, Recife-Noronha-Recife e Natal-Noronha-Natal. “Tínhamos no início da década cerca de 68 estabelecimentos e este número praticamente dobrou. Isto nos obriga pensar em estratégias para manter a qualidade de nossos serviços – e a principal fonte de renda da ilha – sem comprometer o patrimônio natural e arqueológico da ilha”, explica o noronhense.
Reservas para Noronha – Para viajar a Noronha, as reservas devem ser feitas com antecedência, principalmente na alta estação – janeiro a março – e em feriados prolongados. Não há limite para o tempo de permanência na ilha, e a Taxa de Preservação correspondente ao número de dias que se pretende ficar. Este pagamento é feito no desembarque ou pela Internet: www.noronha.pe.gov.br

O arquipélago Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas, e foi convertido em 1988 em um Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, sob a administração do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis.

Com uma natureza extremamente bela e frágil, Noronha possui uma das unidades do Projeto Tamar, com acompanhamento científico de desova e reprodução de tartarugas marinhas.


Acompanhe nas próximas edições do Diário do Turismo, reportagens e fotografias de Fernando de Noronha.

__________________________
* Paulo Atzingen viajou a Fernando de Noronha a convite da jornalista Cristina Lira e da Gol Linhas Aéreas

Comentários