CANDIDATURA DE PARANAPIACABA A PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO TEM NOVO CRONOGRAMA DE AÇÕES

A candidatura da vila ferroviária de Paranapiacaba a patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), lançada em julho de 2008, tem um novo cronograma de ações. A alteração foi adotada pela Secretaria de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba e Parque Andreense, atendendo à sugestão de representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão federal responsável pelo encaminhamento das candidaturas brasileiras para a Unesco.

De acordo com o Secretário de Gestão de Recursos Naturais de Paranapiacaba, Eduardo Sélio Mendes Junior, a mudança no cronograma foi necessária para que a candidatura não fosse inviabilizada. “Em uma reunião que tivemos com representantes do Iphan em São Paulo, fomos alertados que, da forma que a candidatura estava sendo encaminhada, com o preparo do dossiê da candidatura antes da realização de uma série de melhorias na infraestrutura do local, haveria um desgaste desnecessário junto à Unesco, além do desperdício de recursos públicos, uma vez que a elaboração do dossiê está orçada em cerca de R$ 485 mil”, afirma.

Assim, a atual Administração decidiu investir na infraestrutura da Vila e, posteriormente, na elaboração do dossiê. Segundo o Secretário serão realizadas melhorias como restauro do Antigo Grupo Escolar, do Cine Lira da Serra e da passarela que liga as Partes Alta e Baixa de Paranapiacaba, cujas alterações devem começar até meados do ano. O Grupo Escolar e o Cine Lira da Serra já têm projeto aprovado pelos órgãos responsáveis pelo patrimônio e dependem de alguns acertos com a Caixa Econômica Federal, que financiará as obras. Já a passarela, passará por um restauro emergencial com a troca do madeiramento.

Outra questão importante para a viabilização da candidatura é o retorno do trem turístico. Atualmente a vila ferroviária andreense, construída a partir de 1860, só conta com transporte de trens de carga. Os visitantes conseguem chegar ao local apenas de ônibus, carro ou moto. Recentemente foi acertado um cronograma de ações entre a Prefeitura de Santo André, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e a MRS Logística, parceiras na implantação do trem turístico, para que este possa começar a operar. A previsão é que o Expresso Turístico, que ligará a Estação da Luz, na capital, Paranapiacaba, com uma parada em Santo André, inicie as viagens quinzenais até o mês de junho.

Além disso, a Vila precisa de novos projetos de acessibilidade, de drenagem de galeria de águas pluviais e de pavimentação com paralelepípedos. O projeto de iluminação e abastecimento de energia, cuja primeira fase já foi executada, com a troca de postes, precisa ser concluído. Há necessidade também de investir na qualificação dos empreendedores locais. A previsão para a conclusão destes trabalhos é 2011.

Comentários