BRAZIL NATIONAL TOURISM MART EDIÇÃO BNTM 2010 ESPERA RECEBER CERCA DE MIL INVESTIDORES E PROFISSIONAIS DO MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL

Pela primeira vez o evento será sediado na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, nordeste do Brasil

A edição da Brazil National Tourism Mart (BNTM) de 2010 que acontece entre os dias 28 de abril e 02 de maio chega ao mercado com algumas novidades, uma delas é a escolha de Porto de Galinhas para sediar o evento. É primeira vez em 12 anos que a BNTM acontecerá fora de uma capital. A escolha do destino foi uma decisão estratégica e que levou em consideração os excelentes equipamentos do balneário além de ser um dos três destinos indutores do Estado, indicado pelo Ministério do turismo ao lado de Recife, Olinda e Fernando de Noronha. Outro fator decisivo foi a proximidade com o Porto de Suape, principal polo industrial de Pernambuco. A BNTM é uma realização da Fundação de Turismo Integrado do Nordeste (CTI/NE) em parceria com o Ministério do Turismo/ Embratur, o Governo do Estado de Pernambuco por meio das secretarias de turismo do Estado e de município de Ipojuca.

Segundo o presidente da CTI-NE e secretário de Turismo do Ceará, Bismark Maia, mais de 500 operadores (Buyers) dos principais mercados emissores como Estados Unidos, Europa e América Latina já confirmaram presença para a BNTM. No que diz respeito aos fornecedores do mercado nacional como hotéis, locadoras e agências de viagens, os suppliers, a organização do evento espera receber aproximadamente de 650 profissionais do setor. “Em 2009, o volume de negócios gerados na BNTM foi de US$ 225 milhões, e a expectativa para este ano é que o valor salte para US$ 240 milhões em negócios fechados, o que representa um aumento de 15%”, pontua Bismark Maia.

Pernambuco já sediou a BNTM em três ocasiões: 1994, 2002 e 2007, todas aconteceram no Centro de Convenções, em Olinda, cidade histórica de Pernambuco. O Secretário de Turismo do Estado, Paulo Câmara, afirma que a mudança da BNTM para Ipojuca é estratégica. “Porto de Galinhas é um dos três destinos indutores de Pernambuco, ao lado de Recife/Olinda e Fernando de Noronha, um dos motivos de escolhermos o balneário. A nossa intenção é que os equipamentos de Ipojuca sejam visitados "in loco" por agentes e operadores estrangeiros”, revela. O investimento da Setur-PE para a BNTM deve ficar em torno de R$ 450 mil, enquanto a iniciativa privada local deve aplicar cerca de R$ 1 milhão.

Inovações

Nesta edição, a BNTM levanta várias bandeiras a favor do meio ambiente e do turismo auto-sustentável. A Bolsa será ecologicamente correta, a começar pelo escolha do local do evento. Para sediar a festa de lançamento e todas as atividades da Bolsa está sendo montada uma grandiosa estrutura `a beira-mar de Porto de Galinhas, em uma área de mais 4 mil metros quadrados. A sede da BNTM 2010 contará com áreas climatizadas, salões para stands, espaços de convivência, além de um lounge à beira-mar de 150 metros quadrados, em formato de píer, dedicado aos metting points. Ao final do evento, os participantes serão convidados a plantar um árvore no litoral pernambucano.

Esse ano, a CTI/NE vai anunciar algumas novidades, entre elas o apoio à “Caravana Brasil”, evento realizado pela Embratur juntamente com a Bito (Brazilian Incoming Travel Organization ). O projeto promove a visita de operadores a lugares que eles ainda não conhecem ou não comercializam. A idéia é mostrar a diversidade de destinos do Brasil e fazer com que eles levem para os países de origem a possibilidade de vender produtos diferentes dos que eles já estão acostumados a trabalhar.

Impacto - Luiz Barretto, ministro do Turismo, considera a BNTM de grande importância para o setor. "O evento faz parte do Calendário Oficial e, a cada ano, registra maior participação de operadores internacionais que, após conhecerem as belezas naturais e infra-estrutura do Nordeste, passam a 'vender' cada vez mais o País", diz.

A presidente da Embratur, Jeanine Pires, avalia a BNTM como uma iniciativa afinada com a política promocional do destino Brasil. “Com foco na diversidade, estamos constantemente realizando, em parceria com a CTI/NE, campanhas publicitárias para o Nordeste. E a veiculação desses estados no exterior continua junto com outras ações promocionais que fazem parte da nossa agenda comercial”, detalha a presidente.

Para o secretário de Turismo de Ipojuca, Diego Jatobá, o evento cumpre um papel importante de aproximar operadores internacionais e o trade nordestino. “A BNTM é mais um incentivo para o fechamento de nossos negócios porque além de fomentar o diálogo junto aos operadores, potencializa as várias ações de promoção turística no exterior”, acrescenta.

Os nove estados nordestinos que integram a CTI/NE – Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande e Sergipe – colhem os resultados dessa exposição, aberta aos compradores internacionais. Tradicionalmente, ocorre um crescimento entre 8% e 12% na demanda externa e o estado anfitrião experimenta um aumento na procura da ordem de 12% a 15%.

A 19ª BNTM conta com apoio e patrocínios do Ministério do Turismo/Embratur. A bolsa conta, também, com apoio da Infraero, do Sebrae e das companhias aéreas TAP, TAM, Gol/Varig e American Airlines.

As inscrições para a BNTM 2010 podem ser feitas no site: www.bntm.com.br




Serviço:

Evento:Brazilian National Tourism Mart (BNTM)

Dia: de 28/04 a 02/05

Local: Porto de Galinhas, ao lado do Beach Class Resort

Telefones para contato: 81. 3366.9654

Site: www.bntm.com.br

Comentários